Quando a hérnia de disco se torna grave?

Perguntado por: nnovaes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

Perda da força muscular, que causa sensação de fraqueza; Formigamento e dormência na região da hérnia e em membros inferiores e superiores; Dificuldade para realizar movimentos, por conta da dor.

Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.

Assim, além da dor que se pode se tornar refratária a tratamentos medicamentosos, a hérnia de disco pode causar complicações relacionadas à sensibilidade e à habilidade motora, incluindo dificuldade para andar, bem como realizar atividades cotidianas comuns.

Das hérnias que ocorrem na virilha (inguinais), as hérnias femorais são aquelas associadas a maior risco de complicações. Além disso, as hérnias de tamanho médio (entre 2-10 cm) também podem frequentemente encarcerar/estrangular com maior frequência.

As principais possibilidades de complicação incluem ocorrência de infecção, sangramento excessivo, lesão dos nervos ao redor da coluna. Em alguns casos, também pode acontecer de o paciente continuar sentindo dor na coluna ou haver recorrência da hérnia de disco.

Juliana Satake, fisioterapeuta, reforça que é possível ter qualidade de vida e viver sem dores mesmo com a presença de uma hérnia de disco.

É possível conviver com a hérnia de disco, sem ter episódios de dor e com o tratamento sem cirurgia, mostrando excelentes resultados.

Como vimos ao longo do artigo,as pessoas com hérnia de disco têm direito a vários benefícios previdenciários, tratamento médico adequado pelo SUS e isenção de imposto de renda sobre aposentadorias e pensões.

O estrangulamento herniário, apesar de não muito comum, é um quadro extremamente grave e que só pode ser resolvido por meio de uma intervenção cirúrgica em caráter de urgência, já que o risco de óbito está associado. Sendo assim, o mais recomendado em todos os casos é evitar que a protuberância chegue a essa condição.

Colocar compressas quentes ou uma bolsa de água quente na região com dor por pelo menos 20 minutos ajuda a aliviar bastante o processo de dor. 3 – Uma das grandes associações que se fazem com hérnia de disco é o fato de o indivíduo ser sedentário e acima do peso.

Quais são os sintomas da hérnia de disco?

  • Dor na parte superior das costas;
  • Dor que irradia para os ombros ou braços;
  • Sensação de dormência ou formigamento no ombro e braço;
  • Dor ao movimentar o pescoço;
  • Diminuição da força em um dos braços.

Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigamento, dormência, ardência e dores na parte interna da coxa.

Se alguns desses sintomas aparecerem e persistirem, é aconselhável procurar um médico para determinar se a lombalgia esconde algum problema mais grave: Dor nas costas que incomoda o sono. A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado.

Entre os sintomas da hérnia encarcerada estão:

  1. Fortes dores abdominais no local;
  2. Náusea;
  3. Vômito;
  4. Dificuldade para evacuar e soltar gases.

mais de 10 cm no sentido laterolateral (medida do afastamento dos músculos reto abdominais). Na maioria dos casos as hérnias “grandes” ocorrem após cirurgias prévias – são hérnias incisionais.

O paciente com hérnia deve estar atento a alguns sintomas. “Entre eles dor intensa e aumento de volume mais acentuado no local da hérnia. Ainda sintomas de obstrução do intestino, vômitos e distensão abdominal podem estar presentes.

Hiperlordose. De modo bem semelhante à cifose, a hiperlordose é caracterizada por um desvio acentuado da coluna lombar. Em condições mais graves, esse quadro pode comprometer a mobilidade e causar dores bastante incômodas nessa região.

A hérnia de disco aguda é caracterizada por uma crise de dor com duração inferior a 12 semanas. Nesses casos, o desconforto é na coluna lombar, entre a última costela e o quadril do paciente, e piora conforme o paciente se movimenta.

Ficar sentado ou em pé por muito tempo
Não fique na mesma posição por muito tempo. O ideal é que se movimente a cada hora, para evitar problemas como dores nas costas e articulações, bem como o avanço da hérnia de disco.

Vários antiinflamatórios não esteroides são eficazes para o tratamento da dor associada a hérnia de disco. Diclofenaco, cetoprofeno, ibuprofeno, naproxeno, piroxican são alguns.