Quando a gula é pecado?

Perguntado por: dflores . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

A gula continuava sendo um pecado ligado à classe social, só que de forma invertida à ocorrida no período medieval, já que o excesso de peso se tornava uma patologia associada à precariedade econômica e, sobretudo, à falta de educação que acompanha essa condição de classe.

Quais são os sintomas da gula? Comer mais rápido que o normal, comer em grande quantidade mesmo sem sentir fome, baixa autoestima, frequente sensação de não poder controlar o que se come.

Confira algumas delas:

  1. ÁGUA. Manter o corpo bem hidratado ajuda na sensação de saciedade, além de reduzir a vontade de comer sem necessidade.
  2. VERDURAS E LEGUMES. ...
  3. EVITE FICAR SEM COMER. ...
  4. SABOREIE OS ALIMENTOS. ...
  5. EVITE DOCES. ...
  6. CHÁS NATURAIS. ...
  7. ALIMENTOS INTEGRAIS. ...
  8. TEMPO SÓ SEU.

A gula é considerada um distúrbio alimentar, que se caracteriza pelo uso da comida como compensação por algo que não está indo bem em outras áreas da vida. De origem emocional, ela desencadeada, principalmente por decepções. "É como se a pessoa descontasse a sua frustração nos alimentos", explica a nutróloga.

Para identificar se o paciente tem sintomas de gula ou compulsão alimentar, deve-se observar se ele come muito rápido até se sentir mal; come durante todo o dia; se alimenta para acalmar o estresse; come e tem a sensação de arrependimento.

O glutão, seja pelo excesso da comida e/ou da bebida, passou a ser considerado um ser abjeto, um indivíduo que desestabilizava o corpo social estabelecido pela Igreja Católica.

A gula é um dos sete pecados capitais, indo muito além de um simples abuso na comida ou na bebida, pois tem relação com uma série de outros pecados. Sendo um vício, apresenta uma virtude que lhe é oposta, a saber, a temperança. Esta tem a função de moderar a faculdade apetitiva da alma humana.

adjetivo Que come muito; comilão, glutão. Que tem gula, que come e bebe em excesso por vício.

Nas escrituras cristãs, esse pecado é visto como um vício primário, mais perigoso e debilitador do que o orgulho ou a inveja. A preguiça era considerada um tipo de exaustão do espírito, uma distração da alma, que não é apenas uma perda de energia, mas um transtorno.

Isso não é fome, se chama gula. Muitos se perguntam o que a gula tem a ver com o equilíbrio emocional, e aí está a resposta. Tudo o que você come em excesso sem sentir fome é gula. A sede pelo prazer e pela satisfação acaba levando as pessoas a buscarem na comida uma solução para os seus problemas.

Conheça os 5 tipos de gula emocional

  1. Gula intelectual. Existem pessoas que gostam de estudar e obter conhecimentos. ...
  2. Gula por poder. Não delegar funções, ser moralista em excesso e até mesmo machista podem ser sinais do desejo desmedido pelo poder. ...
  3. Gula por exercícios. ...
  4. Gula por dinheiro. ...
  5. Gula por compras.

“A gula é uma vontade, até mesmo uma necessidade, de comer mesmo quando você não está com fome. É um impulso que pode estar ligado a sentimentos, ansiedades e frustrações. Na gula, a sua barriga não está roncando”, explica a diferenciar a nutricionista Thaisa Leal, pós-graduanda em neurociência comportamental.

Glutonaria, Egoísmo e Idolatria - ingredientes de um mesmo prato... O glutão, i. é, aquele que comete a glutonaria, é uma pessoa que tem um ídolo pessoal: a comida. Ele pensa em si mesmo de forma egoísta e alimenta-se de forma extraordinária, não se importando com os problemas causados pelos seus excessos.

Considerado um dos sete pecados capitais para os cristãos, o conceito da gula como pecado pode ser definido como o desejo insaciável pela comida e bebida, também associado ao egoísmo humano, do ¿muito¿, do querer ter mais e não se contentar com o que tem, vício que poderia ser equilibrado pela virtude da temperança.

Glutonaria é a qualidade de glutão, alguém que tem gula é o indivíduo que com voracidade; avidez. Gulas normalmente é um excesso, seja de comida ou bebida, um apego excessivo a determinadas iguarias.

Que gosta muito de doces e comidas saborosas: 2 gulodice, gulosice, gulosaria. Desejo forte: 3 apetência, avidez, desejo, ganância, sofreguidão.

Gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e soberba. O que será que os conhecidos 7 pecados capitais têm a ver com o sucesso ou o insucesso profissional?

Jogar comida fora é como roubar da mesa dos que são pobres e têm fome”.

Podemos dizer que são necessários quatro passos. No primeiro, a pessoa deve colocar-se em oração, pedir a Deus a graça de uma sincera contrição; no segundo, fazer um bom exame de consciência ao rezar, lembrar como foi a caminhada da última confissão até o presente; depois, buscar o sacerdote e confessar.