Quando a grávida deve ficar de repouso?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

O repouso é indicado quando há alguma doença ou condição que impeça ou limite a movimentação. Repousar é solicitado pelo médico com a intenção de ganhar tempo e evitar que o bebê nasça muito cedo, ou seja, de forma muito prematura.

O repouso relativo durante a gravidez consiste em limitar certas atividades físicas da futura mãe. Por exemplo: Evitar carregar peso. Ter cuidado para pegar outros filhos no colo.

Entretanto o profissional de saúde deve orientar a gestante em relação aos riscos relacionados ao: esforço físico excessivo, atividade sexual, viagens, carga horária extensa de trabalho, rotatividade de horário, exposição a agentes físicos, químicos e biológicos, estresse, hábitos alimentares inadequados.

Eventualmente a preocupação de machucar o bebê durante o sono, talvez em uma virada mais brusca na cama, pode passar pela sua cabeça. Mas não se preocupe, você a princípio não existe relação entre dormir na gravidez e alguma situação que possa machucar o bebê diretamente.

Cientistas americanos constaram que duração de períodos de repouso também influencia negativamente a saúde - eles recomendam ficar sentado por no máximo 30 minutos. Cientistas americanos alertam que passar muito tempo sentado pode aumentar o risco de morte mesmo para pessoas que não são sedentárias.

O descolamento prematuro da placenta ocorre devido a ruptura das artérias uterinas. Assim, há um acúmulo de sangue entre a placenta e o útero, e a pressão que esse líquido exerce sobre essa pode romper ainda mais vasos, piorando gradativamente o quadro. Para mais, em cerca de 10 a 20% dos casos, a hemorragia é extensa.

A licença-maternidade poderá ocorrer a partir do 8º mês da gestação, entre o 28º dia antes da data provável do parto e o dia da ocorrência deste, com duração de 120 dias, sem prejuízo do emprego, dos salários e dos demais benefícios.

Repouso absoluto no leito versus repouso relativo.

Fique longe do cabo de vassoura durante toda a gestação, pois varrer a casa pode comprometer o seu nervo ciático e suas articulações, trazendo dores intensas na lombar.

7 coisas que grávida não pode fazer

  1. 1 – Bebida alcoólica. Essa é uma das primeiras coisas que os médicos recomendam não fazer. ...
  2. 2 – Tatuagens. ...
  3. 3 – Alimentos crus ou pouco cozidos. ...
  4. 4 – Atividades físicas. ...
  5. 5 – Vacinas. ...
  6. 6 – Doação de sangue. ...
  7. 7 – Medicamentos para dormir.

Acredita-se que esforço físico altere o fluxo de sangue ao útero e à placenta, reduzindo o suprimento de oxigênio e nutrientes ao feto. Além disso, o ato de levantar peso e inclinar-se pode aumentar a pressão abdominal, algo que tende a favorecer um parto prematuro.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

De acordo com a especialista, agachamentos são seguros para a maioria das grávidas.

Gestantes deverão ter em mente o seguinte:
Portanto, gestantes têm de ser protegidas de materiais tóxicos ou radioativos, vibrações e calor excessivo e ruído. Além disso, flexão e alongamento frequentes, ficar de pé por mais de quatro horas por dia e trabalho à peça ou na linha de montagem são situações proibidas.

As articulações um pouco mais soltas podem causar instabilidade nos pés, tornando-se vulnerável a cair. Hipoglicemia e queda de pressão arterial – estas duas condições, que são comuns durante a gravidez, também podem fazer com que as mulheres se sintam tontas e percam o equilíbrio ao caminhar.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Consumo de álcool, cigarro e drogas antes e durante a gestação; Peso acima ou abaixo do esperado durante o período gestacional; Mulheres que tiveram 5 ou gestações anteriores; Complicações na gravidez anterior.