Quando a gente come beterraba a urina sai vermelha?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

A beterraba pode alterar a cor da urina também, mas é temporário e, quando o consumo é maior. Toda urina com suspeita de hematúria, ou sangue, deve ser investigada.

Urina vermelha acompanhada de sintomas
Nesse caso, é fundamental consultar um médico para identificar corretamente a causa por meio de exames de urina e de sangue, e por vezes também exames de imagem.

Quando a cor da urina é sinal de problemas
Quanto mais intenso e concentrado for o tom de amarelo, maior pode ser o tom de desidratação do organismo. A recomendação, nesse caso, é ingerir mais água e evitar atividades físicas intensas, que aumentam a produção de suor e podem agravar o quadro.

Urina rosada ou vermelha
Essa cor pode estar relacionada à presença de pigmentos de alimentos, como beterraba, mas que não deve ser permanente. Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata e vesícula.

Algumas fezes a ingestão de beterraba em grande quantidade podem simular um sangramento! Na dúvida se há ou não sangue pode-se colocar água oxigenada nas fezes, se borbulhar é sinal de que tem sangue mesmo.

A melhor forma de consumir a beterraba é crua, pois a betalaína é sensível ao calor e perde suas propriedades. Fazer um suco de beterraba com laranja é uma combinação perfeita.

Controla a pressão arterial
A combinação de nutrientes da beterraba é capaz de aumentar a elasticidade e melhorar o funcionamento dos vasos, permitindo que o sangue circule com menos dificuldades.

Urina Acastanhada (cor de cha mate): perda de sangue, problema no fígado ou uso de medicamentos. Urina Azulada ou Esverdeada: pode ser coloração de alguma medicação ou uma infecção bacteriana.

Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.

As cores da urina podem variar também pela alimentação. Alimentos como cenoura, beterraba, amora e remédios, ricos em vitamina B, podem modificar a cor. Além de suplementos vitamínicos e medicamentos com corantes.

Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

Sinais que podem alertar para problemas nos rins

  1. Alteração na urina. A urina é um importante identificador de que algo está errado no funcionamento dos rins. ...
  2. Anemia. ...
  3. Dores nas costas. ...
  4. Cansaço excessivo. ...
  5. Edemas. ...
  6. Coceira na pele. ...
  7. Perda do apetite, náuseas e vômitos. ...
  8. Hipertensão.

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.

A beterraba auxilia no combate à hipertensão, tem propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e trata problemas na vesícula, próstata, fígado, pulmão e pedras nos rins. Os carotenoides e flavonoides presentes na hortaliça ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) nas artérias.

Tente recordar-se se consumiu a hortaliça nos últimos dias. Caso a coloração permaneça por mais do que 3 dias, é sempre importante procurar um gastroenterologista para avaliação.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Como o trato gastrointestinal é um tubo contínuo, a presença de sangue nas fezes pode ser decorrente de qualquer sangramento ocorrido no trajeto entre o esôfago e o ânus. Ela pode ser discreta e misturada às fezes ou deixar a água do vaso sanitário completamente vermelha.

Pesquisas indicam que a beterraba é capaz de diminuir a pressão sanguínea e o seu risco de problemas cardiovasculares, como derrames e ataques cardíacos. Isso é possível com a ajuda dos nitratos presentes no vegetal, que têm conseguem aumentar o calibre dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.