Quando a gente caminha o caminho aparece?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

"Quando você começa a caminhar, o caminho aparece". Essa frase foi escrita por um sábio persa há 800 anos. Apesar da "idade", ela é tão verdadeira em vários aspectos da nossa vida, incluindo a nossa carreira.

Lewis Carroll, ao escrever Alice no País das Maravilhas, tornou célebre a frase dita pelo Gato Cheshire à Alice: "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve". Tal frase pode ser útil para muitas situações da vida cotidiana, contudo, vamos utilizá-la aqui para falar sobre planejamento.

26, 7) já ensinava “O caminho do justo é plano; tu, que és Reto, nivelas a sua vereda” tanto quanto o profeta Jeremias (6, 16) também garante: “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas…”; enfim, ...

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar? Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato. Eu não sei para onde ir! – disse Alice.

os caminhos servem para nos distinguir como pessoas e nossos valores.

Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve… Esta é uma famosa frase de Alice no País das Maravilhas, escrita por Lewis Carroll. Na cena, Alice que está perdida, para em frente à uma bifurcação e pergunta ao Gato Cheshirepara onde aqueles caminhos a levam e ele a indaga: Para onde você deseja ir?

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

A Igreja, enquanto comunidade de crentes, participa do caminho da humanidade que busca a verdade, contribuindo neste processo de um modo fundamental, já que de Cristo recebeu esta mesma verdade como dom, no Mistério Pascal (Jesus é a Verdade – Jo 14,6).

Permitamos que o Senhor Nosso Deus nos conduza pela mão, porque, quando O deixamos nos conduzir, Ele nos ensina a viver, ensina-nos coisas úteis para nossa vida e aponta a direção por onde devemos andar.

Aprenda a (re)conhecê-las e saiba usá-las como aquilo que são: ajudas preciosas!

  1. A temperatura muda. ...
  2. Vê sequências numéricas repetidas. ...
  3. Sente cheiros inesperados. ...
  4. Os animais domésticos começam a agir de forma estranha. ...
  5. Ser salvo de um perigo. ...
  6. Encontrar penas. ...
  7. Encontrar cartas. ...
  8. Sensações nos sonhos.

Uma das formas mais comuns de perceber a presença do Espírito Santo em nós é através das sensações físicas que ele causa. Algumas pessoas relatam sentir calor ou frio repentinos durante uma oração, ou até mesmo arrepios pelo corpo todo. Outras afirmam ter visões ou ouvir vozes internas que parecem vir de Deus.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

Castigar com vara não é bater com raiva, não é descontar a frustração, não é sucumbir ao desespero. Castigar com vara não é dominar pelo medo, alimentado pelo grito ou pela violência física. Castigar com vara é disciplinar, amorosamente propondo valores, carinhosamente impondo limites.

Ensinar não é transmitir conhecimentos. O educador não tem o vírus da sabedoria. Ele orienta a aprendizagem, ajuda a formular conceitos, a despertar as potencialidades inatas dos indivíduos, para que se forme um consenso em torno de verdades e eles próprios (os estudantes) encontrem suas opções.

O primeiro é “instruir os filhos no conhecimento de sua Palavra”, como está escrito: “Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles” (Provérbios 22.6 – Nova Versão Internacional).

E, como já diz o ditado, se você não sabe para onde ir, o vento vai te levar para qualquer direção – e você pode não gostar de onde vai parar.

O gato responde: “Isso depende do lugar aonde quer chegar. Se não sabe para onde quer ir, então pouco importa o caminho que irá tomar”. Ao contrário de Alice, todos sabemos para onde queremos ir. Realmente importa aonde você quer ir, porque o caminho que tomar nesta vida o levará para a senda que trilhará a seguir.

Quem não sabe o que quer, às vezes perde o que tem, e às vezes descobre que perdeu exatamente o que queria.