Quando a gastroenterite é perigoso?

Perguntado por: hnogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Como a gastroenterite provoca uma perda muito grande de líquidos, sua complicação maior é a desidratação, que pode ser severa e, em casos graves, evoluir para um choque hipovolêmico, também conhecido como choque hemorrágico.

A gastroenterite aguda, em geral, pode durar de 3 a 5 dias, e, nos casos mais severos, até 10 dias. A transmissão de gastroenterite ocorre principalmente pelo contato fecal-oral, em que os vírus ou bactérias são frequentemente transmitidos pelas mãos contaminadas.

O tratamento de casos mais leves da doença pode ser feito em casa e consiste principalmente em repouso e na reposição de líquidos, com alimentação leve e balanceada.

A Gastroenterite é uma inflamação do trato digestivo que atinge principalmente estômago e intestino. Os sintomas incluem náuseas e vômitos, diarreia aquosa, dor abdominal e cólicas. Muitas vezes são acompanhados de inchaço, febre baixa, calafrios, dor de cabeça e cansaço ou fraqueza geral.

Quando a infecção intestinal é grave? A principal complicação que torna a infecção intestinal grave é a desidratação causada pela perda excessiva de fluídos por meio da diarreia e dos vômitos. Apesar disso, a maioria das infeções são autolimitadas, ou seja, melhoram espontaneamente.

Da seguinte maneira:

  1. gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. ...
  2. gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue. ...
  3. gastroenterite parasitária: desencadeia diarreia subaguda e, em alguns casos, crônica.

Administre líquidos por via intravenosa (IV) Administre medicamentos para parar a diarreia e ajudar a melhorar a dor de barriga. Administre medicamentos para eliminar parasitas, caso um parasita seja a causa da gastroenterite. Administre antibióticos, no caso de alguns tipos mais raros de gastroenterite.

O seu tratamento passa pela ingestão de bastantes líquidos, sobretudo água, para evitar a desidratação. É importante não ficar sem comer, se possível.

O sintoma mais frequente na infecção intestinal é a diarreia. Um quadro diarréico agudo caracteriza-se pela presença de 3 ou mais episódios de fezes com consistência diminuída ou aquosa num período de 24h. O início da infecção intestinal geralmente é abrupto e o curso é potencialmente autolimitado.

Tratamento. Em alguns casos da doença contraída por vírus, a gastroenterite não requer tratamento específico, sendo a medicação utilizada apenas para o alívio dos sintomas, que se amenizam em poucos dias; é recomendado que o paciente beba bastante água.

Pode igualmente comer tostas ou bolachas de água e sal, bananas e legumes cozidos. O leite e seus derivados são de evitar durante alguns dias, já que, muitas vezes, as gastroenterites dificultam a absorção da lactose (açúcar do leite).

Vírus: Os vírus são as causas mais comuns de gastroenterites. O rotavírus é a causa mais comum de diarreias esporádicas, graves e que provocam desidratação em crianças menores (com pico de incidência dos 3 aos 15 meses de idade). O rotavírus é altamente contagioso; muitas infecções ocorrem por via oro-fecal.

Prefira. Chás (mate, erva-doce, erva-cidreira, hortelã, casca de goiaba, etc.);

Quando a dor se mantém, o médico gastroenterologista deve ser consultado pois pode ser necessário tomar remédios inibidores da produção de ácido, como omeprazol ou esomeprazol, remédios antieméticos, como a metoclopramida ou anti-espasmódicos, como o Buscopan.

Pessoas com gastroenterite viral precisam beber uma quantidade de líquidos suficiente para não ficarem desidratadas. Alguns líquidos são mais eficazes contra a desidratação, crianças mais velhas e adultos podem beber bebidas esportivas e água de coco, caso consigam ingerir por via oral.

Algumas bactérias já podem estar presentes nos alimentos quando eles são adquiridos. Alimentos crus, em seu estado natural, como a carne, aves domésticas, peixe e crustáceos, ovos, leite não pasteurizado e laticínios, e produtos frescos frequentemente contém bactérias que podem causar a gastroenterite aguda.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.