Quando a fotografia colorida se popularizou?

Perguntado por: dtrindade8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

As fotografias coloridas começaram a se popularizar comercialmente nos anos 1950 e 1960, com a inserção dos filmes produzidos pela Polaroid, mas a tecnologia em filme existe desde os anos 1930 – há, por exemplo, registros em cores da vida íntima de Hitler neste período.

Quando, em 1976, Szarkowski finalmente obteve os recursos para montar a primeira exposição individual de fotografias coloridas no MoMA, dedicada a Eggleston, o evento se fez acompanhar da publicação do William Eggleston's Guide, contendo 48 reproduções.

Evolução da Fotografia
"Tirar fotografia", "fazer um retrato" tornou-se moda na segunda metade do século XIX. A primeira fotografia propriamente dita foi obra do francês Joseph Niépce (1763-1828). Ele estudava as propriedades do cloreto de prata sobre papel desde 1817 e obteve sua grande obra no verão de 1826.

Michael Harvey encontrou o material dentro de uma lata uma película em cores datada de 1902. As imagens faziam parte de um rolo de experimentos do inventor inglês Edward Raymond Turner. O filme mostra os filhos de Turner, soldados marchando e aves domésticas, entre outras cenas banais.

Podiam ser coloridas com aquarela, pastel e vários outros materiais. Também passaram a ser produzidos slides para projeção, colorindo transparentes fotografias impressas em placas de vidro.

1839

A história da fotografia no Brasil remonta à chegada do daguerreótipo ao Rio de Janeiro, em 1839, e ao francês Hercule Florence (1804-1879). Entre 1840 e 1860, o recurso fotográfico difunde-se pelo país.

A primeira fotografia do mundo é de uma janela!
A fotografia tirada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce (1765 – 1833), em 1826, é considerada a primeira da história. Para obter esse resultado, o inventor posicionou uma folha de estanho coberta de betume durante oito horas seguidas na frente de uma janela.

Inicialmente, as fotografias eram em preto e branco e, a partir do século XIX, ocorreram diversas tentativas para se obter imagens coloridas, mas elas não apresentavam resultados satisfatórios, tendo em vista que as cores não fixavam a fotografia ou desapareciam rapidamente.

Foi a partir dos anos 1970, à medida que a arte considerada efêmera começou a conquistar espaço nas galerias – como a land-art e as performances –, que as fotografias também conseguiram abrir seu caminho em espaços artísticos considerados mais institucionais.

1826

A primeira fotografia de que se tem registro foi tirada na França, em 1826, por Joseph Nicéphore Niépce. Entretanto, há quem afirme que sua história teve início muitos séculos antes desse registro, com as experiências feitas por alquimistas na Antiguidade.

A fotografia é uma das mais importantes invenções da humanidade, pois é um meio que nos permite recordar acontecimentos. Ela foi a responsável pelo surgimento do cinema e da televisão, outros meios de comunicação de grande relevância para a sociedade.

1915

Ela é datada de 1915 e do Grande Marc Ferrez no Rio de Janeiro. Ele não tem só esse feito suas fotos são fontes até hoje para historiadores para entender o Rio de Janeiro do final do seculo XIX, e imagens até hoje inebriantes.

a) Quando e por que razão a fotografia se popularizou no Brasil? A partir de 1850, por causa da expansão econômica trazida pelo café e do crescimento das cidades.

  • James Clerk Maxwell
  • Louis Lumière
  • Auguste Lumière
  • Thomas Sutton

O filme colorido mais antigo do mundo foi assistido pela primeira vez nesta semana, na Inglaterra. Apesar da existência do filme, gravado pelo britânico Edward Raymond Turner em 1902, ser conhecida há algum tempo, foi apenas agora que se obteve sucesso em reproduzi-lo da maneira correta.

No final da década de 1960 e início da década de 1970, há uma maior produção de filmes coloridos.

Isso ocorreu em 1902 e foi uma obra do britânico Edward Raymond Turner.