Quando a filosofia foi introduzida no Brasil?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

A Filosofia é, neste sentido, introduzida no país pelos jesuítas e passa a ser ensinada a partir de 1572 no Colégio da Bahia. Poucos anos depois (1580), ela era já também lecionada no Colégio de Olinda. Chega ao Colégio do Rio de Janeiro, todavia, apenas no século XVII (1638).

O Brasil tem representantes importantes que trabalham o pensamento da realidade nacional desde o período colonial com os jesuítas e a reprodução de um pensamento de cunho teológico, passando pelos ensinamentos tomistas no Colégio do Rio, que é considerado a primeira faculdade em que se ensina filosofia no país.

MATIAS AIRES

MATIAS AIRES (Ramos da Silva dEça, 1705-1770). Nasceu a 27 de março de 1705, em São Paulo (SP), foi o primeiro filósofo brasileiro.

Ela se torna a principal responsável por levantar questionamentos sobre as diversas correntes filosóficas e a sua aplicabilidade nas questões atuais. Ela precisa se colocar como a fonte de diálogo que pensará os novos rumos políticos, sociais e educacionais da nação.

Raymundo de Farias Britto

O filósofo e escritor Raymundo de Farias Britto é considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país e autor de uma das mais completas obras filosóficas produzidas originalmente no Brasil.

Foi em 1934, que surgiu a Universidade de São Paulo (USP): a primeira Universidade brasileira que teve em sua origem a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

A ideia de filosofia nacional recobre habitualmente dois preconceitos nem sempre discerníveis: um preconceito psicologista e um preconceito historicista. A filosofia é aí pensada como a expressão de uma alma ou de um espírito cuja natureza permanece inalterada ao longo da História.

Grécia

A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. e foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo, os fenômenos e os acontecimentos de maneira racional.

É frei Francisco de Mont'Alverne (1784-1858), porém, que os historiadores consideram nosso primeiro filósofo. Não tanto por seu Compêndio de filosofia, publicado postumamente, mas em decorrência de suas falas como pregador e de sua atividade de professor no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. e surge da necessidade que os gregos tinham de explicar o mundo, os acontecimentos naturais e a relação entre os humanos e a natureza a partir do uso ordenado e sistemático da racionalidade.

Sócrates

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.

A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C. Tales de Mileto é reconhecido como o primeiro filósofo, apesar disso, foi outro filósofo, Pitágoras, que cunhou o termo "filosofia", uma junção das palavras "philos" (amor) e "sophia" (conhecimento), que significa "amor ao conhecimento".

A primeira Mulher considerada filosofa da história viveu no século VI a.C, seu nome era Temistocleia uma matemática e profetisa de Delfos, um dos mais importantes oráculos da Antiguidade grega.

Século XIX. O desenvolvimento da filosofia no Império do Brasil pode ser dividido em três momentos: o primeiro reinado, o Período regencial e o segundo reinado.

Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.

A filosofia se preocupa com a construção de conceitos que irão servir de base para diversas áreas do conhecimento. Assim, é tarefa da filosofia criar e desenvolver conceitos, sendo um campo do conhecimento que tem como objetivo a produção de conhecimento.

Tales de Mileto

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas.

As primeiras faculdades brasileiras foram a Faculdade de Cirurgia da Bahia e a de Medicina, no Rio de Janeiro, ambas em 1808. Depois vieram as Faculdades de Direito em Olinda e São Paulo, em 1827. Em 1839 vieram a Faculdade de Farmácia e em 1876, a Escola de Minas, ambas em Olinda (MG).

Universidade do Rio de Janeiro

Em 7 de setembro de 1920, por meio do Decreto n.º 14.343, o governo federal criou sua primeira universidade: a Universidade do Rio de Janeiro (URJ).

Quando e como surgiu a filosofia? As reflexões de Sócrates chegaram até nós por meio dos famosos diálogos de Platão. Foi apenas no século V que essa atividade começou a se tornar conhecida, havendo o uso do verbo grego philosophein, que significa filosofar, para identificá-la.