Quando a filha sente atracao pelo pai?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Complexo de Electra é uma fase do desenvolvimento psicossexual das crianças do sexo feminino, de acordo com a psicanálise. Consiste na etapa em que a filha passa a se sentir atraída pelo próprio pai, disputando com a mãe a atenção deste homem.

Complexo de Édipo é uma fase do desenvolvimento psicossexual da criança do sexo masculino, que se caracteriza quando esta começa a sentir uma forte atração pela figura materna e se rivaliza com a figura paterna.

O tão conhecido Complexo de Édipo, de autoria de Sigmund Freud, sempre foi muito utilizado para explicar a forte relação do filho com a mãe. E esse mesmo conceito pode explicar também a afinidade entre pai e filha, ou seja, a tal figura do sexo oposto mais próxima.

Resposta: Amor Fraterno.

O pai é o primeiro homem da vida da filha, o primeiro que ela ama, o primeiro que ela tenta agradar, o primeiro que diz não a ela, além de ser a referência de marido e do próprio Deus que ela tem.

Como a menina vê o pai? O pai é sua primeira referência do mundo masculino e modelo de como um homem deve ser e como deve tratá-la. Se o pai é bondoso, a trata bem e é um exemplo de virtudes, é provavelmente este tipo de homem que a menina procurará quando adulta para relacionar-se. O inverso também é verdade.

Enquanto no Complexo de Édipo é o menino quem deseja a mãe, no Complexo de Electra é o oposto, a menina é quem tem uma identificação tão complexa com a mãe que chega ao ponto de desejar eliminá-la e possuir o pai.

Os filhos herdam dos pais as informações genéticas contidas nos genes e a partir disso desenvolvem suas características; Os genes são transmitidos através dos gametas (espermatozoides e óvulos), de uma geração a outra.

Os danos nos espermatozoides que carregam o gameta X para dar origem a uma menina podem ser causados por uma síndrome de herança ligada ao sexo. Isso significa que os embriões vindos desses espermatozoides são frágeis e não conseguem sobreviver.

Ao longo da teoria freudiana, o pai vai se revelando como uma instância inconsistente, não pacificadora. O amor, por sua vez, assume um papel de proteção contra a angústia, velando a inconsistência paterna e impedindo, tanto quanto o ódio, o confronto com o desamparo irredutível que nos constitui como seres falantes.

Ser uma boa filha é ser presente e se importar. Planeje feriados em família. Não são só os amigos e paqueras que merecem atenção durante as folgas – seus pais também! Passem um dia relaxante na praia ou até mais tempo, se puderem.

Pode-se dizer que a primeira grande tarefa que o pai pode desempenhar é a de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para a existência da dupla mãe e bebê. Propiciando momentos de tranquilidade e descanso para todos principalmente para que a mãe possa sentir-se assistida.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Além disso, esses amores são discutidos na filosofia no questionamento da “natureza do amor”.

Conheça-as:

  1. Eros: amor apaixonado e romântico. É paixão, luxúria e prazer. ...
  2. Philia: amizade íntima e autêntica. ...
  3. Ludus: amor lúdico e sedutor. ...
  4. Storge: amor familiar incondicional. ...
  5. Philautia: amor-próprio. ...
  6. Pragma: amor comprometido e companheiro. ...
  7. Agápe: amor empático e universal.

A TEORIA DOS TRÊS AMORES; A THREAD existe uma crença que diz que os seres humanos só se apaixonam por três pessoas ao longo de suas vidas, e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta.

Definição de Ato Falho
Em português utilizamos o termo ato falho para designar erros na linguagem (escrita, fala, leitura), erros de memória (esquecimentos) e erros no comportamento (tropeçar, cair, quebrar, etc) que são formações de compromisso entre o inconsciente e o consciente.

Freud afirma que quando o Complexo de Édipo fica “mal resolvido” podem existir várias consequências, tais como: a identificação com o progenitor do sexo oposto (homossexualidade, comportamento submisso, dependência excessiva ao sexo feminino, etc.), já que o menino sem pai, vai querer ser como a mãe.

Continuar lendo Pode cruzar pai e filha?