Quando a fibromialgia ataca?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A fibromialgia pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo.

A dor da fibromialgia é variável, e pode piorar durante as crises, com o estresse, a falta de sono e o clima. O portador de fibromialgia também pode ter sensações de queimação, formigamentos, e ainda ter a impressão de que algumas partes do corpo estão inchadas.

Esse cenário é prejudicial para os pacientes que sofrem de fibromialgia, síndrome caracterizada por dor crônica que acomete o corpo inteiro e pode durar até três meses.

De forma geral, é melhor que os pacientes com fibromialgia evitem ou reduzam o consumo de:

  • Bebidas açucaradas, como refrigerantes, chás industrializados, sucos de caixinha, entre outros industrializados;
  • Carnes processadas, como os embutidos;
  • Alimentos ultraprocessados.

Há alguns anos os pesquisadores já haviam demonstrado que os pacientes com fibromialgia possuíam níveis aumentados de algumas substâncias da inflamação no líquido cérebro-espinhal, o que sugeria que poderia estar ocorrendo inflamação no sistema nervoso central, mas ainda não se sabia a origem dela.

A musculação moderada ajuda a aliviar os sintomas da fibromialgia. Incômodos constantes, fadiga e rigidez muscular faz parte do cotidiano de quem tem fibromialgia, até porque ainda não existe um tratamento realmente efetivo para silenciá-la.

Os pacientes normalmente sentem fortes dores em todo o corpo e articulações, de maneira frequente associado a um cansaço, sono não reparador e alterações no humor. Outros sintomas comuns são cansaço excessivo, fadiga e distúrbios do sono.

Os analgésicos simples como o paracetamol (Tylenol ou genérico) e os opióides como tramadol (Tramal ou Novotram) são recomendados para melhorar a dor da fibromialgia. Esses analgésicos podem ser tomados sozinhos ou podem ser associados para melhor alívio da dor, pois agem sobre etapas diferentes envolvidas na dor.

A dor é sentida “nos ossos” ou “na carne” ou ao redor das articulações. Existe uma maior sensibilidade ao toque, sendo que muitos pacientes não toleram ser “agarrados” ou mesmo abraçados. Não há inchaço das articulações na FM, pois não há inflamação nas articulações.

A fibromialgia é um conjunto de sintomas muito complexos que não pode ser explicado apenas pela deficiências de vitamina D. Contudo, a suplementação de vitamina D pode ser vista como um tratamento relativamente seguro e econômico para estes pacientes,” diz Wepner.

O relaxante muscular ciclobenzaprina (Miosan) costuma ser usado no início do tratamento da fibromialgia para relaxar músculos tensos e promover um sono de qualidade. Este tipo de medicação também pode ter sucesso na redução da ATM e de outras dores associadas à fibromialgia.

A fibromialgia não engorda, mas o que já se sabe até o momento é que a obesidade é um fator de risco para a dor crônica. Logo, estar acima do peso pode contribuir para o desenvolvimento da fibromialgia. Alguns estudos mostram que cerca de 30-40% dos pacientes com fibromialgia são obesos e 20-30% tem sobrepeso.

Quais são os alimentos proibidos para quem tem fibromialgia?

  • Bebidas açucaradas. Bebidas açucaradas, como refrigerantes, milk-shakes, sucos de caixinha, entre outros industrializados devem ser evitados. ...
  • Café ...
  • Carnes processadas. ...
  • Alimentos ultraprocessados. ...
  • Gorduras saturadas. ...
  • Leite.

Atividades recomendadas. Aeróbicas: ciclismo, caminhadas e corridinhas regulares, 3 vezes na semana, ajudam a manter o peso e liberam endorfina. Atividades aquáticas: natação e hidroginástica ajudam a amortecer o impacto dos movimentos graças à água, ajudando no controle da dor.

Quem tem fibromialgia pode aposentar, pois há benefícios do INSS que a pessoa que sofre com a doença tem direito. Porém, vale lembrar que estes benefícios não são pagos por conta da doença, mas pela incapacidade gerada pelo problema de saúde.

A Fibromialgia pode causar sim alterações no sistema gastrointestinal, e uma delas é a síndrome do intestino irritável , que causa diarréia e intestino preso intercalados!

É possível trabalhar sim, mas desde que o paciente faça um tratamento para tratar ou pelo menos aliviar as dores! Para muitos profissionais da saúde, a fibromialgia é considerada como uma doença autoimune, mas para outros profissionais a fibromialgia tem cura.

Como a doença não causa deformidades nem sequelas físicas no corpo (apesar da dor constante), o tratamento geralmente envolve mudanças de hábitos. O principal tratamento envolve exercícios físicos, pois condicionando melhor o corpo, a sensibilidade à dor é controlada.

Na fibromialgia, a relação do stress surge porque as dores são uma consequência de tentativa de resposta do corpo, e sua eventual quebra. O estresse não é apenas uma condição física e não está relacionada apenas com o cansaço.

Para conseguir um laudo de fibromialgia, é necessário ter uma consulta com um médico especialista. Portanto, existem duas maneiras de conseguir o laudo: Através de uma consulta com médico particular; ou através de uma consulta de um médico do SUS.

Se você usar um ventilador ou ar condicionado, evitar que fique diretamente em sua direção. Pessoas sensíveis ao frio sentem-se congelado até os ossos e dificuldade para se aquecer.