Quando a ferritina é preocupante?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

A presença de uma ferritina> 200 a 300 ng / mL em homens ou> 150 a 200 ng / mL em mulheres é sugestiva da presença de sobrecarga de ferro [4]. Ferritina sérica elevada em associação com saturação de transferrina alta é geralmente um sinal de sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose) 3.

Valor de referência
A dosagem de ferro é feito por meio da análise do sangue coletado em laboratório e valor normal pode variar de acordo com o método de diagnóstico utilizado, sendo normalmente: Crianças: 40 a 120 µg/dL; Homens: 65 a 175 µg/dL; Mulheres: 50 170 µg/dL.

Os níveis normais de ferritina variam entre 50 a 300 mg. Quando ultrapassam 1000 mg, a situação deve ser investigada por um médico. Porém, mesmo com o nível elevado, o paciente não precisa, necessariamente, afastar-se de alimentos ricos em ferro.

As principais doenças causadas devido a alteração na ferritina são hemocramatose, deficiência de ferro e anemia.

Principais sintomas da ferritina alta

  1. Perda de peso;
  2. Dores em articulações;
  3. Queda de cabelo;
  4. Impotência;
  5. Alterações no ciclo menstrual;
  6. Arritmias;
  7. Inchaço;
  8. Atrofia testicular.

EXJADE é usado para tratar a sobrecarga de ferro causada por transfusões de sangue. Pode ser usado para tratar adultos, adolescentes e crianças com 02 anos de idade ou mais.

Os estudos clínicos demonstraram que Deferiprona é um eficaz agente promotor da excreção de ferro, e que uma dose de 25 mg/kg três vezes por dia pode prevenir a progressão do acúmulo de ferro no organismo (esse dado é avaliado pela concentração de ferritina sérica, em doentes com talassemia dependente da transfusão).

Para baixar os níveis de ferritina deve-se evitar alimentos ricos em ferro como carne vermelha, verduras escuras (espinafre, couve e brócolis), além de reduzir o consumo de feijões e leguminosas, frutas cítricas, suplementos que contenham ferro e alimentos industrializados enriquecidos com ferro e Vitamina C.

A concentração adequada de ferritina sérica deve ser de 30 a 300 ng/mL (67,4 a 674.1 pmol/L) em adultos. Para homens adultos, a média é de 88 ng/mL (197,7 pmol/L). Já para as mulheres adultas, a média fica em 49 ng/mL (110,1 pmol/L).

Para as crianças, a recomendação diária é de 1 mg a 2 mg por quilo para crianças com até 10 kg; já os homens devem ingerir 10 mg de ferro por dia; para as mulheres, essa necessidade sobe para 15 mg, principalmente após a menstruação ou em caso de gravidez, quando pode ocorrer perda de ferro pelo sangue.

A baixa da ferritina pode causar anemia. E, nem toda anemia, tem por causa uma leucemia.

A hematologista diz que atividades físicas não têm impacto direto nos níveis de ferritina do corpo, mas podem evitar situações que levam a um aumento da substância no corpo.

De um modo geral, a cerveja sem álcool pode ser consumida por quem tem ferritina alta.

Além de serem ricas em gorduras; • Evitar alimentos ricos em ferro (carne vermelha, gema de ovo, feijão, ervilha, salsa); • Evitar alimentos industrializados enriquecidos de ferro; • Evitar o consumo de alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, limão) associada a ingestões de alimentos fontes de ferro ou ...

Alimentos ricos em ferro de origem vegetal: feijão, abóbora, beterraba, couves e alimentos integrais precisam ser transformados para ser absorvidos pelo organismo, portanto, se você tem ferritina alta deve evitar consumir alimentos ricos em vitamina C juntamente com estes alimentos e na mesma refeição.

A maior parte da Ferritina no organismo encontra-se no fígado e nas células do sistema retículo endotelial do fígado, baço e medula óssea, quantidades menores encontram-se no coração, no pâncreas e nos rins.

O chá verde contém antioxidantes poderosos que se ligam ao ferro e previnem a absorção do mineral. Se estiver planejando consumir uma refeição rica em ferro, beba uma xícara de chá verde com a comida para diminuir os efeitos do excesso de ferritina.

O intervalo de referência normal depende principalmente do método utilizado e, em geral, varia entre 75 e 175 µg/dL (13 a 31 µmol/L) em homens adultos, e aproximadamente entre 65 e 165 µg/dL (12 a 29 µmol/L) nas mulheres.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Perspectivas para o minério de ferro em 2022. Segundo a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), as exportações do minério de ferro em 2022 deverão atingir cerca de US$ 29 bilhões. Isso significa uma queda de 33,7% quando comparado a 2021.