Quando a ferritina é considerada muito alta?

Perguntado por: eportela8 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

normais: < 200 ng/mL para mulheres na pré-menopausa e < 300 ng/mL para homens; limite superior a normalidade: < 200 a 300 ng/mL para mulheres na pós-menopausa; acima de 1000 ng/mL: o indivíduo deve ser encaminhado a um especialista, como hematologista, endocrinologista ou gastroenterologista.

Por outro lado, níveis elevados de ferritina são encontrados na maior parte dos casos em pacientes com alterações inflamatórias ou metabólicas, como portadores de doenças hepáticas, síndrome metabólica, diabetes, artrites, doenças infecciosas e, nestes casos, a ferritina elevada não significa excesso de ferro no ...

A presença de uma ferritina> 200 a 300 ng / mL em homens ou> 150 a 200 ng / mL em mulheres é sugestiva da presença de sobrecarga de ferro [4]. Ferritina sérica elevada em associação com saturação de transferrina alta é geralmente um sinal de sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose) 3.

Traduzindo para uma realidade de compreensão mais fácil, alguém com 800 de ferritina tem 80% maior risco de desenvolver diabetes quando comparado a quem tem 400. Fora a questão da diabetes, pesquisadores apontam que um nível alto do marcador pode indicar problemas no tratamento de outros doenças.

Para baixar os níveis de ferritina deve-se evitar alimentos ricos em ferro como carne vermelha, verduras escuras (espinafre, couve e brócolis), além de reduzir o consumo de feijões e leguminosas, frutas cítricas, suplementos que contenham ferro e alimentos industrializados enriquecidos com ferro e Vitamina C.

EXJADE contém uma substância ativa chamada deferasirox. É um agente quelante de ferro usado para remover o excesso de ferro do corpo (também chamado de sobrecarga de ferro). EXJADE se liga ao ferro em excesso, o qual é eliminado principalmente através das fezes.

Mas a ferritina também pode ficar reduzida em doenças como o hipotireoidismo. Cansaço, fraqueza, palidez, falta de apetite, queda de cabelo, dores de cabeça e tonturas são comuns nestas situações. Mas também podemos ter anemia com ferritina alta.

Por apresentar outros papéis em nosso organismo a ferritina eleva-se em outras situações que envolvam inflamação, infecção, estresse, alterações metabólicas, e riscos em geral. Costumo avisar que a ferritina é um AVISO, um ALERTA do nosso organismo de que algo não vai bem.

Além de serem ricas em gorduras; • Evitar alimentos ricos em ferro (carne vermelha, gema de ovo, feijão, ervilha, salsa); • Evitar alimentos industrializados enriquecidos de ferro; • Evitar o consumo de alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, limão) associada a ingestões de alimentos fontes de ferro ou ...

Pessoas com a ferritina alta sem concentrações elevadas de ferro no organismo (pessoas com esteatose hepática, por exemplo) não precisam de sangrias, mas sim de medidas que tratem as causas da ferritina elevada, como por exemplo: interromper o consumo de álcool em pessoas com esteatose hepática alcoólica, perda de peso ...

O valor normal da ferritina em pessoas saudáveis é de 23 a 336 ng/mL em homens e de 11 a 306 ng/mL em mulheres, podendo variar de acordo com o laboratório. Porém, mulheres grávidas podem apresentar ferritina baixa, por conta da quantidade de sangue e passagem de ferro da placenta para o bebê.

A concentração adequada de ferritina sérica deve ser de 30 a 300 ng/mL (67,4 a 674.1 pmol/L) em adultos. Para homens adultos, a média é de 88 ng/mL (197,7 pmol/L). Já para as mulheres adultas, a média fica em 49 ng/mL (110,1 pmol/L).

Nutrição x Ferritina alta
Controlar a quantidade de ferro ingerida, porque há a tendência de acúmulo de ferro mesmo sem os genes de hemocromatose; Evitar o uso da panela de ferro no preparo de alimentos; Uso de chá preto, verde e café também diminui a absorção de ferro.

Resultados entre 65 mcg/dL e 175 mcg/dL para homens e entre 50 mcg/dL e 170 mcg/dL para mulheres estão dentro da faixa normal. Resultados acima de 175 mcg/dL para homens e de 170 mcg/dL para mulheres indicam ferro alto e também devem ser acompanhados por um médico.

Ao submeter-se a um check-up, assegure-se de que o médico solicite a sua dosagem de ferritina. Mulheres com mais de 120 ng/mL e homens com valores iguais ou superiores a 150 ng/mL devem, sim, submeter-se a doações periódicas, duas a três vezes por ano.

Na grande maioria dos casos a hiperferritinemia se deve a esteatose hepática, onde há acumulo de gordura nos hepatócitos (células do fígado). Isso gera inflamação com consequente aumento da ferritina.

O aumento da ferritina deve-se o fato do EM, reger efeito protetor ao organismo, multiplicando as hemácias e, assim, as ligações do ferro na proteína. Sugere-se então, trocar EM por exercício intenso.

A hemocromatose tipo 1 envolve a mutação do gene HFE (regulador homeostático do ferro). Ela ocorre com mais frequência em pessoas de ascendência norte-europeia. A pessoa precisa herdar um gene mutante de ambos os pais para ser afetada. O gene HFE compõe uma proteína que identifica a quantidade de ferro no corpo.