Quando a família do marido atrapalha o casamento?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Quando casal passar por uma influência negativa da família de origem de algum dos parceiros e não consegue resolver sozinho, a terapia de casal pode contribuir para o amadurecimento emocional do casal, assim como para ensinar a negociar esses conflitos e a lidar com essa influência.

Duas pessoas diferentes, com educações diferentes, já podem ter dificuldades de convivência. Quando há o envolvimento da família de origem em assuntos que dizem respeito apenas ao casal (educação dos filhos, compra de moradia, forma como se tratam etc.), a saúde da relação pode ser ainda mais comprometida.

Depender emocionalmente da família pode ser um impedimento para empreender a própria vida; isto é, para poder chegar a formar sua própria família. Pode acontecer de encontrarmos pessoas que, pela forma com que se relacionaram com a família, desenvolvam um padrão de relação com muita insegurança.

O que os maridos precisam ter em mente é que ambos os amores são igualmente importantes: sua mãe sempre será sua mãe e você sempre deverá respeito e amor a ela. Mas à sua esposa você deve sua total devoção, seus cuidados, sua proteção etc.

Não há nada mais tóxico ao casal do que uma situação de constante disputa, já que isso corrói pouco a pouco o relacionamento, até se tornar algo insuportável. A convivência com alguém que demonstra estar o tempo todo fiscalizando os atos do outro, só para ter razão, pode destruir o casamento.

Pratique um pouco de distanciamento familiar
Adotar um distanciamento familiar, mesmo que momentâneo, pode ajudar você a recuperar o controle da própria vida. Além disso, evita que entre nos conflitos familiares, que costumam gerar estresse na sua vida pessoal e profissional.

As interferências atrapalham o casamento
Não custa lembrar, mas sua sogra é mãe do seu cônjuge. Fatalmente, ela fará interferências na vida de vocês, especialmente na do(a) filho(a). Será comum escutar que é preciso comer mais, se agasalhar para sair ou pequenas coisas que são mais um cuidado do que uma invasão.

Para isso, nada de atitudes drásticas. Pensando nisso, comece a dar gelo aos poucos, deixando ele perceber que está te perdendo. Se você é muito simpática, manda mensagens todos os dias, fala com ele direto, é excessivamente carinhosa, pare agora! Isso mesmo, deixe ele sentir sua falta, mas comece aos poucos.

Relações tóxicas são aquelas em que um indivíduo provoca mal-estar no outro, desconforto, relações tomadas por críticas, insultos, desprezo, xingamento, ridicularização e até intimidação”, esclarece. Toda a relação abusiva é tóxica; mas o contrário não é verdadeiro.

Um relacionamento tóxico é aquele que faz você se sentir sem apoio, incompreendido, humilhado ou atacado. Um relacionamento é tóxico quando seu bem-estar é ameaçado de alguma forma - emocionalmente, psicologicamente e até fisicamente.

Como bloquear as relações tóxicas em família?

  1. ter empatia.
  2. respeitar a intimidade e o espaço de cada um na relação familiar.
  3. pensar sempre antes de opinar ou comentar, para evitar falar algo do que você pode se arrepender.
  4. ter paciência.
  5. evitar agir de forma impulsiva.
  6. ser assertivo.

“O cônjuge deve ser priorizado como adulto, como par e igual, com conversas profundas, longas e abrangentes sobre toda situação familiar”, enquanto os filhos devem receber um olhar de cuidado, suporte e orientação de acordo com as necessidades que apresentam, conforme sua faixa etária.

Isso acontece quando não existe mais troca emocional entre o casal. Nesta situação, eles não se abraçam, não se beijam, não dão as mãos e não conseguem mais conversar e rir juntos. A carência está muito presente, e algumas pessoas são tentadas a trair, não pela procura de sexo, mas de carinho.

Uma das coisas mais importantes em um casamento é conhecer, verdadeiramente, o outro e também deixar-se ser conhecido. Muitos casais não se revelam, não sabem nada sobre o outro e isso é um caminho de frustração.