Quando a escola pública pode negar matrícula?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Também a Lei n. 12.764/12 pune o gestor escolar ou autoridade competente que recusar a matrícula de aluno com qualquer tipo de deficiência com multa de três a 20 salários mínimos. A Constituição Federal assegura o direito de todos à educação, sem discriminação e com igualdade de oportunidades.

A ouvidoria da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Praça da República, 53, sala 26 (térreo), CEP 01045-903, São Paulo – SP. A ouvidoria pode ser acionada pelo telefone (11) 2075 4215, das 8h às 17h, de segunda a sexta feira.

“A escola não pode exigir material que não possua finalidade pedagógica, material de uso coletivo, exigir marca específica ou a aquisição em determinado estabelecimento. E as listas devem ser fornecidas com antecedência para que os pais tenham tempo de pesquisar os preços e esclarecer eventuais dúvidas”, observa.

“Compulsório” é algo que não depende da nossa vontade. Portanto, férias compulsórias, como o nome já indica, são férias que temos de tirar independentemente do que queremos em determinado momento.

A busca é feita primeiro nas unidades que estão a até dois quilômetros de distância. No segundo caso, de a família escolher uma escola, o estudante permanece onde está até que abra vaga na escola desejada. O aviso é feito por telefone e, por isso, é importante manter o cadastro da criança atualizado.

Começou em 05/12/2022 a inscrição para candidatos a uma vaga nas escolas públicas estaduais, para tanto estes, podem efetuar a inscrição por meio do seguinte link: https://sed.educacao.sp.gov.br/nca/preinscricaoonline , ou ainda, em qualquer unidade escolar da rede pública ou postos do Poupatempo.

Compareça diretamente na escola pública e apresente a ficha cadastral do responsável (clique aqui), e-mail, telefones, comprovante de endereço, RG, certidão de nascimento do estudante e cópia da carteira de vacinação (ou declaração emitida pela unidade básica de saúde, atestando a regularidade da vacinação do aluno) – ...

Não matricular os filhos na escola acarreta prejuízos sociais, emocionais e de aprendizagem. Como se não batasse, os responsáveis ainda correm o risco de serem denunciados ao Conselho Tutelar. Numa medida extrema, podem responder por crime de abandono intelectual, previsto no código penal.

As denúncias podem ser registradas na central de atendimento do MEC pelo número 0800 61 61 61, de segunda à sexta-feira das 8h às 20h.

A segurança nas escolas é uma questão muito importante e deve ser tratada com seriedade por todos. Por isso, se você tiver qualquer informação que ajude a garantir a segurança das escolas, não hesite em fazer uma denúncia pelo Canal de Denúncia do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O que levar em consideração na hora da matrícula na escola?

  • Valores. Nesse caso, estamos falando sobre os valores sociais que a escola pode oferecer à criança. ...
  • Metodologia de ensino. ...
  • Preço. ...
  • Localização. ...
  • Infraestrutura. ...
  • Corpo Docente. ...
  • Autorização de funcionamento.

Como solicitar a transferência escolar
Os pais e responsáveis dos alunos com interesse de mudar de escola por qualquer motivo, precisam solicitar a transferência do estudante na secretaria/coordenação da instituição de ensino onde o aluno está matriculado.

O processo de matrículas 2023 para ingresso em instituições de ensino públicas ou particulares começam em breve. De novembro de 2022 até janeiro do próximo ano os responsáveis por crianças e adolescentes que pretendem ingressar no ensino regular devem procurar as unidades escolares.

Art. 2º - O aluno tem direito à educação e à instrução, sendo-lhe asseguradas, através do Estado todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social, em condições de liberdade e solidariedade humana.

A Lei nº 12.886/2013 proíbe a escola de solicitar itens de uso coletivo, isto é, tudo aquilo que é usado no estabelecimento de ensino em ambientes coletivos por todos os alunos, como por exemplo papel higiênico, copo descartável, álcool, giz de lousa, cola quente e materiais de escritório e administrativos não poderão ...

A ouvidoria do Ministério da Educação tem como principal objetivo estreitar as relações entre cidadão e Estado. Através do e-OUV (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal), é possível apresentar denúncias, elogios, solicitações, sugestões e reclamações – a serem analisadas pela equipe.

No entanto, e apesar das definições apresentadas pelos dicionários, no Brasil esta locução usa-se no sentido de «não ocupado», «por ocupar», «aberto», quando associada com vaga. A esta conclusão chega-se ao consultar-se alguns sítios brasileiros: «vagas em aberto», «vaga em aberto».

As vagas temporárias são cargos com prazo limitado, que têm como objetivo atender de maneira imediata às necessidades pontuais/transitórias de uma empresa, podendo essa ser uma demanda complementar de serviços ou substituição temporária de pessoal.

É comum o surgimento de vagas em aberto dentro de uma empresa. O departamento de RH pode resolver isso de duas maneiras: promover um processo seletivo externo, a fim de contratar uma nova pessoa para o cargo, ou investir no recrutamento interno, aproveitando toda as características profissionais dos já contratados.

O estudante que não confirmar sua matrícula na unidade escolar escolhida, pode perder a vaga. É o que ocorre com algumas escolas que precisam formar as turmas e fazer a atribuição aos professores. Muitos alunos que perdem a vaga só descobrem quando o ano letivo inicia e são obrigados a procurar outra unidade escolar.