Quando a dor se transforma em saudade?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Quando a dor se transforma em saudade, as coisas se acalmam. O problema é quando a saudade causa dor. E hoje está doendo. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

A saudade é um paradoxo: ao mesmo tempo em que aperta o nosso coração, preenche ele de amor. Ao sentir saudade revivemos automaticamente momentos, sensações e sentimentos. Através dela, acessamos todo um passado já vivido e também um futuro que ficou por viver. No início, a saudade vem acompanhada de muita dor.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

A saudade dói no peito, porém não podemos ter saudade daquilo que só em um coração existiu. A pessoa que inventou a distância não sabia a dor da saudade. É difícil dizer adeus quando se quer ficar, é difícil sorrir quando se quer chorar, e ainda é mais difícil estar longe de alguém que tanto se ama.

A dor física dói no corpo, a dor da saudade dói na alma. A dor da saudade dói, e saber que nunca mais vai ser como antes dói muito mais, a ponto de me fazer chorar. Saudade dói demasiadamente. Mas o que dói mais que a dor da saudade é não ter de quem e do que sentir saudade.

Como se pode fazer essa alquimia de transforma a dor em amor? Na verdade é algo muito simples, é a atitude de continuar a amar mesmo na dor. Não parar de servir porque está sofrendo, mas no meio das dificuldades pessoais, sair de si para amar e servir quem está ao nosso lado.

Uma pesquisa da Universidade de Southampton mostrou que a saudade funciona como uma resposta imunológica psicológica, pois é um sentimento que surge quando passamos por dificuldades e funciona como um mecanismo de defesa.

Como a saudade, nostalgia e melancolia são respostas emocionais ao tempo da vida humana. É uma experiência emocional de estar se sentindo fora do seu lugar. Na nostalgia, o individuo revive o passado dando um maior peso aos aspectos positivos dele e, ao mesmo tempo, sente que perdeu algo que não pode restaurar.

Quando estamos saudosos, alguns sintomas são clássicos: rompantes de irritação, picos de tristeza e apatia, episódios de mania, dificuldades para dormir e para se alimentar e um mal estar generalizado. Isso porque a produção daqueles hormônios que nos faziam bem (até demais!)

A dor no corpo todo pode acontecer devido a diversas situações, podendo ser associada à estresse ou ansiedade, ou ser consequência de processos infecciosos ou inflamatórios, como no caso da gripe, dengue e fibromialgia, por exemplo.

Como aumentar sua tolerância a dor

  1. Provas de preparação. Ao estabelecer um objetivo principal no seu calendário, procure se inscrever em provas de preparação no início ou meio da temporada de treinos. ...
  2. Exercícios de alta intensidade. ...
  3. Recuperação é essencial.

Toda dor é um convite para amadurecermos. A dor é a proposta de transformação, de despertar, de iniciar uma jornada com outra visão de realidade, um balanço de nossos valores, uma mudança de rota. Quando enxergamos a dor como um castigo ou uma injustiça não prendemos com ela e temos o sofrimento.

“Saudade é um sentimento que, quando não cabe no coração, escorre pelos olhos.” (Bob Marley)

É que, têm dias que a saudade aperta mais, bate forte, aperta o coração é até me faz chorar de saudade de te vê.

O mesmo ocorre com o amor — ter sede de alguém pode não ser apenas uma metáfora, portanto. Para desencanar dessa fissura, é preciso manter o cérebro ocupado. Iniciar um hobby, fazer novos amigos ou até mesmo começar um novo relacionamento podem ajudar.

A angustia da incerteza é o pior sentimento. Nos momentos que sentimos os nossos piores sentimentos, é onde conseguimos ser melhores: Na tristeza ou solidão somos poetas, na raiva temos coragem de sobra, tanto de falar quanto de fazer. Na angustia pensamos muito, e sempre antes de agir.

Saudade é um machucado que arde. A saudade dói, machuca e maltrata, mas nos dá a certeza do que sentimos. Nada acontece por acaso, tudo tem volta, o tempo é melhor remédio para tudo, a saudade machuca, o sofrimento faz crescer, e um verdadeiro amor nunca morre...

A tristeza profunda costuma ser definida como uma dor na alma. Uma forma de mostrar o quanto aquilo é intenso e interno, como uma “coisa” que vem de dentro e que, nem sempre, tem uma justificativa clara.

O que mais dói não é sofrer saudade Do amor querido que se encontra ausente Nem a lembrança que o coração sente Dos belos sonhos da primeira idade. Não é também a dura crueldade Do falso amigo, quando engana a gente, Nem os martírios de uma dor latente, Quando a moléstia o nosso corpo invade.

Quem disse que saudade não dói é porque ainda não à sentiu de verdade!

A primeira coisa que você tem que fazer para assumir que alguém não o ama é aceitar isso. Pense que em sentimentos ninguém pode mandar e, portanto, não é nem culpa dessa pessoa nem culpa sua. Aprender a aceitar a rejeição é algo complicado, mas temos que deixar de lado o orgulho, aceitar essa e seguir em frente.