Quando a dor nos ossos é preocupante?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Dores nos ossos e nas articulações podem ser sintomas de doenças como osteoporose, artrite reumatoide, fibromialgia, artrose e até tumores ósseos. Caso seja seu caso, não há outra coisa a fazer senão procurar ajuda médica o quanto antes.

Dor nos ossos é um sinal de que algo urgente precisa ser feito em relação à saúde. Esse tipo de problema não aparece por acaso e pode esconder contratempos graves por detrás. Um deles é a osteoporose, entretanto, há vários outros que podem causar esse desconforto.

A dor nos ossos, muitas vezes confundida com dor nas articulações ou com a dor muscular, se origina no tecido ósseo e pode afetar seriamente a qualidade de vida das pessoas por conta de sua intensidade e a dificuldade de mover as partes afetadas por essa dor.

A dor no osso afetado é o sintoma mais comum dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa durante a noite ou quando são realizados determinados movimentos, como dor nas pernas ao caminhar, por exemplo.

A osteoporose geralmente não dói, a menos que haja um osso quebrado por causa dela. Apesar de nem sempre serem dolorosas, as fraturas de vértebras são a causa mais comum de dor prolongada na osteoporose.

A importância da vitamina D
Ela é importante para a saúde dos ossos e atua como reguladora do sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Proteína C-Reativa (PCR)
A PCR é uma proteína produzida no fígado, que aumenta, ou diminui, sua concentração com um quadro de inflamação ou trauma. Dessa forma, o exame é útil no diagnóstico e monitoramento de condições inflamatórias crônicas, como doença inflamatória intestinal, artrite e doenças autoimunes.

Quais os sintomas da osteoporose?

  1. Perda de altura ao longo do tempo.
  2. Uma postura mais curvada ou inclinada para a frente.
  3. Dor nas costas— causada pela fratura da vértebra.
  4. Um osso que quebra mais facilmente que o esperado.

O reumatismo afeta regiões como mãos, joelhos, tornozelos, quadris, colunas cervical e lombar. No entanto, a depender do tipo de patologia, até mesmo os ossos e os órgãos são atingidos, como os rins, o coração e o cérebro.

Reumatismo é o nome dado a qualquer doença, aguda ou crônica, que causa dor nas articulações, nos ossos ou músculos.

Sintomas de fibromialgia

  • Dor por mais de três meses em todo ou qualquer parte do corpo;
  • Presença de pontos dolorosos na musculatura (18 pontos pré-estabelecidos);
  • Alteração do sono e fadiga;
  • Quadro de depressão ou ansiedade;
  • Alterações do hábito intestinal;
  • Alterações cognitivas, como falta de memória ou concentração.

Principais tipos de doenças ósseas

  • Osteoporose. A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição da massa óssea, o que resulta no enfraquecimento dos ossos e aumenta o risco de fraturas. ...
  • Raquitismo. ...
  • Osteogênese imperfeita. ...
  • Doença de Paget. ...
  • Câncer ósseo.

É necessário fazer repouso e tomar analgésicos para reduzir a dor e possibilitar a cicatrização do osso. Caso a dor se mantenha por mais de três dias, ou se o osso estiver fraturado, é recomendado procurar um ortopedista ou ir ao pronto-socorro.