Quando a dor no rim é preocupante?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

A cólica renal é uma dor muito intensa que surge repentinamente na região lombar de um dos lados e pode irradiar para abdome, testículos e para vagina. Normalmente vem associada a náuseas e vômitos. A presença de febre pode significar que tenha uma infecção associada e sinaliza uma situação mais preocupante.

Não é possível dizer que uma das dores é mais intensa que a outra, já que isso pode variar bastante de um caso para outro, mas é importante lembrar que a dor nos rins é mais constante e aparece repentinamente, o que faz com que pareça mais aguda. Ao surgir, ela se mantém de forma constante por um período de tempo.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas.

Cólica de rim - O que tomar? Os remédios mais indicados para cólica de rim são os antiespasmódicos, analgésicos não opioides, Anti-Inflamatórios Não Esteroidais (AINEs) e narcóticos4. Por isso, o Buscopan Composto é o medicamento mais indicado para trazer alívio rápido e prolongado para a cólica de rim.

Os antiespasmódicos ou associações com hiosciamina podem ser recomendados para aliviar as contrações das vias urinárias que causam cólica de rins, diminuindo a dor, principalmente, quando ocasionada por pedras neste órgão. Esses medicamentos podem ser ingeridos por via oral na forma de comprimidos ou solução oral.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

Se alguns desses sintomas aparecerem e persistirem, é aconselhável procurar um médico para determinar se a lombalgia esconde algum problema mais grave: Dor nas costas que incomoda o sono. A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado.

Sob forma aguda, a doença se manifesta de forma repentina, ocasionando um comprometimento das funções renais que pode ser revertido, e desaparece em no máximo algumas semanas, se tratada da forma correta.

Entre os sintomas da insuficiência renal aguda, podemos citar febre, dor lombar, dificuldade para urinar, além de outras manifestações que podem ocorrer, por exemplo, no sistema digestório, como náuseas e vômitos; no sistema imunológico, como a imunodepressão; e no sistema nervoso, como convulsões e coma.

Urina rosada ou vermelha
Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata e vesícula.

Os sintomas dos dois tipos são bem parecidos: dores nas costas, na região da lombar; cólica renal; sangramento na urina (porque o cisto pode sangrar), e náusea. Para confirmar o diagnóstico, um simples exame de urina pode acusar a presença de hematúria microscópica, um sangramento que não pode ser visto a olho nu.

Os alimentos ricos em gordura animal, incluindo óleo de coco, oleo de palma, frituras, ultraprocessados, banha, queijos amarelos, carnes gordurosas, entre outros, são ricos em gordura saturada que, em excesso, também interfere negativamente na saúde dos rins.

Uma crise de cólica renal provoca uma dor tão intensa na região inferior e lateral das costas que, em grande parte dos casos, os pacientes precisam se dirigir ao hospital imediatamente para saná-la. Contudo, para evitar todo esse sofrimento, é preciso saber o que fazer na hora de uma crise dessas.