Quando a dor no quadril é preocupante?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4 / 5 11 votos

Quando procurar um ortopedista? Quando a dor no quadril surge após um trauma, dura mais de um mês, é muito forte, impossibilita a realização das atividades do dia a dia ou vem acompanhada de limitação de movimentos, é muito importante procurar ajuda médica.

Quais são os sintomas do desgaste no quadril? O principal sintoma que o paciente portador de desgaste no quadril apresenta é dor, sentida geralmente na região profunda da virilha. Entretanto, a dor também pode ser sentida na coxa, região lateral do quadril ou mesmo nos glúteos.

Além da localização, a dor no quadril pode vir associada com outros sintomas como:

  1. Claudicação: marcha “manca”.
  2. Rigidez articular: dificuldade de movimentar.
  3. Estalidos: ruídos durante movimentação.
  4. Ressaltos: restrição de movimento , acompanhado de movimento brusco.
  5. Aumento de volume local: “inchaço”

Os sintomas mais comuns de tumor no quadril são:

  • Dor persistente e progressiva com piora noturna.
  • Aumento de volume local ou presença de nódulo ou “massa” local.
  • Rigidez articular.
  • Marcha claudicante ou “marcha manca”.
  • Fratura patológica (fratura que ocorre com baixa energia)

Caso seja bursite no quadril, o tratamento inclui anti-inflamatórios e aplicação de compressa de gelo na região para alívio da dor. Vale também diminuir a sobrecarga dos treinos e até pará-los por um tempo. A melhor forma, no entanto, é prevenir.

A bursite no quadril atinge especialmente pessoas sedentárias que iniciam a prática de esportes de impacto com maior intensidade, ou que aumentam rapidamente a intensidade de exercícios como corrida, por exemplo, e outras atividades para fortalecimento de glúteos ou alongamentos intensos da região do quadril.

Medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, ibuprofeno e naproxeno, por exemplo, podem reduzir o inchaço e a inflamação e aliviar qualquer dor associada à bursite do quadril. Mas lembre-se: nunca utilize medicamentos sem orientação de um médico.

Com o exame de ressonância magnética articular de quadril é possível avaliar o quadril com enfoque nas articulações, permitindo a detecção de inflamações como bursites e artropatias inflamatórias, além de fraturas e problemas como desgaste da cartilagem nas articulações, que causam dor.

O principal sintoma é a dor localizada no quadril (“dor na virilha”), de caráter contínuo e início insidioso, que, em geral, é referida ao longo da face interna da coxa e do joelho. A dor aumenta com a carga, com a movimentação do quadril, com atividades de impacto (correr, saltar, pular, etc.).

Essa cirurgia, geralmente, é indicada pelo médico quando a dor no quadril reduz a qualidade de vida, afetando o sono e o repouso, ou as atividades do dia a dia, como caminhar, subir e descer escadas, por exemplo, e quando outras opções de tratamento não-cirúrgicas não foram eficazes para aliviar os sintomas.

Sinais e Sintomas
Dor na região lateral do quadril que pode aumentar de intensidade quando se está muito tempo de pé ou deitado de lado; Dor ao toque; Inchaço; Dor que irradia para a coxa.

Deite-se do seu lado favorito.
Logicamente, evite o lado que está machucado. Dobre os joelhos em direção ao tronco. Coloque um travesseiro entre as pernas caso você durma de lado para manter o quadril, a pélvis e a coluna mais alinhados. Se você não perceber nenhuma melhora na dor imediatamente, não desista.

Quando o nervo ciático fica inflamado, pode causar dor, formigamento e dormência da lombar até o pé. Outra causa comum de dor no nervo ciático é a compressão. Isto ocorre quando o nervo é comprimido por uma hérnia de disco ou esporão ósseo, por exemplo.

Ressonância magnética
Na avaliação do câncer ósseo, este exame deve ser feito com contraste, sendo que o contraste é uma substância utilizada para delinear melhor certas estruturas do corpo e os tumores propriamente ditos, tornando o diagnóstico mais preciso.

Os primeiros sinais de câncer nos ossos são dores fortes e intensas em determinadas partes do corpo e alteração da área afetada com aumento de volume e percepção de alguma deformidade. Além disso, podem surgir fraturas ocasionadas pelo enfraquecimento dos ossos, chamadas de fraturas patológicas.