Quando a dor nas costas pode ser preocupante?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

É importante procurar logo um médico quando a dor nas costas vem acompanhada de: Formigamento ou dormência. Dor intensa que não melhora com o tratamento. Dor nas costas de uma queda ou lesão.

Algumas condições médicas podem causar dor nas costas, como:

  • Doenças neurológicas como a hérnia de disco.
  • Doenças ortopédicas como as artroses e o Câncer da coluna;
  • Doenças reumatológicas como artrites e sacroileites.
  • Infecção da coluna;
  • Infecções pélvicas, na bexiga ou nos rins;
  • Distúrbios de sono;
  • Herpes Zoster.

Os 5 principais tipos de dor nas costas são: lombalgia, cervicalgia, lordose, escoliose e torcicolo.
...
5 TIPOS DE DORES NA COLUNA

  • 1 - Dor na lombar (LOMBALGIA) ...
  • 2 – Dor na cervical (CERVICALGIA) ...
  • 3 – Lordose e Escoliose. ...
  • 4 – Torcicolo.

De maneira geral, a angina ou dor de infarto do miocárdio (coração) é uma dor em aperto ou queimação que aparece de repente, na região do peito (mais à esquerda) e pode irradiar-se para o queixo e para os braços (mais frequentemente o esquerdo) e para a parte alta das costas, a depender da região do coração acometida.

A inflamação crônica – de longo prazo – pode se manifestar por meio de uma série de sintomas, incluindo fadiga generalizada, dor difusa em várias áreas ou apenas sensação de desconforto.

A dor nas costas ao respirar geralmente está relacionada com algum problema que afeta os pulmões ou o revestimento desse órgão, conhecido como pleura. Os casos mais comuns são os de gripe e resfriado, mas a dor também pode surgir em alterações pulmonares mais graves, como pneumonia ou embolia pulmonar, por exemplo.

O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e sem relação com atividades físicas. O paciente também pode apresentar deformidade progressiva da coluna e sintomas gerais, como febre, fadiga, perda do apetite e perda de peso excessiva.

O primeiro sinal da compressão é geralmente dor na parte posterior do pescoço ou dor de garganta, às vezes com dormência ou fraqueza em um braço ou perna. Tossir, espirrar ou realizar outros movimentos, muitas vezes, agravam a dor.

A dor pode ser um sintoma precoce de alguns tipos de câncer, como no caso de tumores ósseos ou no câncer de testículo. Dor de cabeça persistente, que não passa ou não melhora com tratamento pode ser um sintoma de um tumor cerebral. Dor nas costas pode ser um sintoma de câncer de cólon, reto ou de ovário.

É comum que as dores nos rins ocorram abaixo da caixa torácica em um ou nos dois lados da coluna vertebral, sendo mais comum próximo a coluna lombar. Esse tipo de incômodo costuma ser mais agudo e surgir de repente. A dor tende a parecer uma cólica de forte intensidade, que chega a incapacitar o paciente.

Acredita-se que a dor nas costas pode ser causa ou consequência da ansiedade. Por exemplo, pacientes com transtorno de ansiedade sofrem de tensão muscular, que, por sua vez, pode causar dor nas costas.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

A pneumonia é uma infecção no pulmão, e essa infecção pode se manifestar como dor no meio das costas. Se a dor vem acompanhada de febre, tosse e dificuldade para respirar, provavelmente estes são indícios de uma pneumonia.

Os sintomas típicos da embolia pulmonar são a falta de ar e uma dor no peito que piora quando se respira profundamente. Outros sintomas são a tosse, tonturas, uma coloração azul na pele e perda de consciência. As pessoas com um coágulo de sangue na perna também podem ter vermelhidão e inchaço da perna.

A dor no meio das costas geralmente está relacionada com problemas na coluna, podendo ser sinal de má postura, hérnia de disco, osteoartrite e, até, pequenas fraturas.

Dores na coluna podem acontecer após tensões e lesões musculares, ocasionada, por exemplo, por trabalhos repetitivos, que exigem esforço físico intenso. Dores nas costas sinalizam, muitas vezes, uma sobrecarga que compromete a região.

As dores nas costas podem ser causada pela obesidade, sedentarismo, má postura, Artrite, Artrose, sapatos sem suporte, gravidez, estresse emocional, dormir de mau jeito, constipação, exercícios fícos praticados de maneira errada, Hérnia de Disco, problema no nervo ciático, lombalgia, dorsalgia, lordose, escoliose e ...

Os pulmões são circundados pelo esterno (osso do tórax) e pela caixa torácica na frente e pelas vértebras (coluna vertebral) nas costas. Esta gaiola óssea ajuda a proteger os pulmões e outros órgãos do tórax.

O que é lombalgia? É quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”. Não é uma doença.

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.