Quando a dor de cabeça pode ser um tumor?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A dor de cabeça, chamada em medicina de cefaleia, é um sintoma comum de tumor cerebral, sendo considerado o pior sintoma para cerca de metade dos pacientes. As dores de cabeça são geralmente constantes e chatas, apesar de, habitualmente, não serem muito fortes.

Se você não conseguir uma consulta imediata, procure atendimento de urgência. Uma das perguntas mais importantes sobre a dor de cabeça é o que está fazendo a dor melhorar ou piorar. Observe se a dor aumenta intensamente com movimentos, como se curvar, rolar na cama ou mesmo fazer força quando você está defecando.

Dor intensa que não melhora. Dor associada a alteração súbita da fala, da visão, da força dos braços ou pernas, do equilíbrio. Quando é acompanhada de desmaio ou convulsão. Quando acontece junto de febre ou rigidez da nuca (dificuldade e dor em movimentar o pescoço em direção ao queixo).

Dor de cabeça constante e enjoo pode indicar uma infinidade de condições. Dentre as principais causas, podemos citar: crise de enxaqueca, onde o enjoo é um sintoma muito frequente e, até mesmo, tumor cerebral (hipertensão intracraniana). Em casos de sintomas, é essencial procurar auxílio médico para análise.

6- Angiografia cerebral
Este exame que detecta um tumor cerebral, também é conhecido como arteriografia. É um raio-X dos vasos sanguíneos no cérebro. A angiografia ajuda o médico a determinar se um tumor está afetando o suprimento de sangue para essa região.

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

Um aneurisma geralmente só causa cefaleia quando rompe. Isto causa uma hemorragia súbita no cérebro e leva a um tipo de dor de cabeça muito intensa, “explosiva”, podendo ser associada a náuseas, vômitos e muitas vezes perda de consciência, podendo levar à morte ou sequelas importantes.

Um tumor benigno, apesar de "benigno" no nome, pode causar alguns impactos na qualidade de vida e manifestar sinais como:

  • Nódulos.
  • Sangramentos;
  • Dor de cabeça, tontura ou problemas na visão;
  • Perda de apetite ou de peso;
  • Dores e desconfortos no local onde surgiu;
  • Dificuldades na respiração.

Dor de cabeça forte pode ser um indício de enxaqueca. Esse é o segundo tipo mais comum de cefaleia e é sentido de forma latejante ou pulsante e unilateral, com episódios que duram entre 4 e 72 horas. Pode ser acompanhada de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e cheiros.

Para a especialista, o tipo de dor de cabeça que inicia de forma abrupta, o qual o paciente não possui nenhum sintoma e, repentinamente, tem uma cefaleia muito intensa. “Esse é um sinal de alerta importante para patologias como hemorragia, entre outras doenças”, explica.

Por que a doença é perigosa? A cefaleia em salvas é uma intensa dor unilateral, que atinge o redor da órbita. Se não tratada, as dores podem ter uma duração prolongada de 15 a 180 minutos. Além do aumento do tempo dos episódios, a doença pode causar a queda da pálpebra do lado onde a dor afeta o indivíduo.

Dor de cabeça que não passa pode ser cefaleia crônica diária
Cerca de 35% a 40% dos pacientes que buscam tratamento médico sofrem de dor de cabeça constante. O diagnóstico mais frequente é o de cefaleia crônica diária, que é uma evolução da enxaqueca grave somada às características da dor de cabeça tensional.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Procurando Ajuda Médica. Se a dor de cabeça for constante e por mais de cinco dias, é recomendável ao paciente procurar ajuda médica. Nesses casos, o sintoma pode representar problemas mais graves, principalmente, se estiver associado à perda de equilíbrio, aos vômitos, à febre alta e aos distúrbios na visão.

Como saber quando procurar um médico? O recomendado é que, se a dor de cabeça aparecer mais de três dias por mês se alongando por no mínimo três meses, um neurologista precisa ser procurado.

Paracetamol
É um medicamento altamente recomendado para diversos tipos de condições marcadas pelo desconforto físico, não só na cabeça, mas em qualquer outra parte do corpo.

O que pode ser dor de cabeça constante?

  1. Enxaqueca. A enxaqueca provoca um tipo de dor de cabeça bem forte e latejante. ...
  2. Dor de cabeça tensional. ...
  3. Problemas na visão. ...
  4. Sinusite. ...
  5. Má qualidade do sono.

Os tumores geralmente são diagnosticados através de exames radiológicos, incluindo ressonância magnética e tomografia computadorizada de crânio.

5 sintomas que indicam que você deve consultar um neurologista

  • O que um neurologista faz. ...
  • Dor de cabeça. ...
  • Perda de memória. ...
  • Dormência e formigamento. ...
  • Dificuldade para dormir bem. ...
  • Fraqueza muscular.

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe um exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. Ou seja, não há um teste único, capaz de revelar tumores malignos presentes em qualquer parte do organismo.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.