Quando a dívida do CNPJ vai para o CPF?

Perguntado por: lcortes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Em resumo, sim. O CNPJ pode ser negativado. O motivos mais comum de isso acontecer é a inadimplência no pagamento de impostos e/ou de multas, mas o CNPJ também pode ser negativado caso o empreendedor deixe de pagar empréstimos feitos no nome da empresa.

A única maneira de transferir a dívida de uma empresa, é fazendo a transferência do titular responsável por ela. Dessa forma, o outro lado assume tanto o ativo, quanto o passivo.

A LC 147/2014 existe para que uma empresa consiga ser fechada, mesmo que possua dívidas, a fim de que não as acumule mais e assim restabeleça suas finanças e consiga, posteriormente, quitar todas as pendências. A exigência da nova lei é que o empreendedor ou sócios, assumam os débitos pendentes.

Caso não mantenha os pagamentos da DAS em dia, você perderá o acesso aos benefícios previdenciários, poderá levar mais tempo para se aposentar, sofrerá cobrança de multas e juros pelo atraso, pode correr o risco de ter o CNPJ cancelado e será inscrito na Dívida Ativa da União.

Impactos nas Finanças Pessoais: Multa, Juros e Penalidade por Atraso. Se você não pagou ou se atrasou para pagar os impostos devidos à Receita Federal, isso pode gerar multas e juros ao longo do tempo. Você também receberá uma penalidade por atraso de 0,33% por mês com base no valor que foi atrasado.

Por isso, preparamos estas dicas práticas para você negociar os débitos e limpar o nome do seu negócio.

  1. Levante todas as dívidas da empresa. ...
  2. Analise as opções de acordo para o CNPJ. ...
  3. Avalie a capacidade de pagamento do seu negócio. ...
  4. Tenha um plano para quitar as dívidas. ...
  5. Evite novas dívidas no CNPJ.

TRF1 - DECISÃO: Ação para cobrança de divida tributária prescreve em cinco anos contados da constituição definitiva do débito.

As dívidas de uma empresa que declara falência não serão esquecidas. O que acontece é que a justiça fica encarregada de fazer o levantamento dos bens em nome do CNPJ em questão, e avaliar os valores.

Para desvincular o seu nome de um CNPJ, ou você precisa sair de uma sociedade, ou, caso esteja sozinho, dar baixa na empresa, isto é, encerrar formalmente junto aos órgãos competentes as suas atividades. Dessa forma você estará comunicando a Receita Federal que deixa de existir como pessoa jurídica.

Diante do insucesso da execução contra o devedor principal, o sócio responde por todas as dívidas da empresa, mesmo as contraídas antes de seu ingresso na sociedade.

Este procedimento é simples e pode ser feito a qualquer momento, gratuitamente, aqui no Portal do Empreendedor. Como fazer a baixa? 2)Informe seu CPF e senha de acesso a conta de acesso digital do governo, a conta gov.br deve ter o nível Prata ou Ouro.

60 dias

Se a empresa declarada inapta não regularizar sua situação nos cinco exercícios subsequentes, o CNPJ pode ser baixado de ofício, ou seja, extinto. Nesse caso, é feita a intimação por edital e a empresa tem 60 dias para regularizar o CNPJ, contados a partir da publicação.

Como regularizar o MEI atrasado? Para fazer a Regularização do MEI, o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente. O valor pode ser parcelado e, a partir do pagamento e processamento da dívida, o CNPJ da empresa fica liberado corretamente.

Conheça os quatro tipos de bloqueio de CPF e saiba o que fazer em cada caso.

  1. Bloqueio por irregularidade. ...
  2. Bloqueio por informação cadastral inconsistente. ...
  3. Bloqueio por cancelamento. ...
  4. Bloqueio por morte.

Dessa maneira, impostos, multas de trânsito, taxas governamentais, rompimento de contratos e outros tipos de débitos podem se tornar dívida ativa. Se não forem pagos, a Fazenda Pública dará início à execução fiscal. Para serem cobradas, é necessário que essas dívidas ativas tenham um título executivo.