Quando a diástase precisa de cirurgia?

Perguntado por: lmuniz3 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

A cirurgia de diástase é indicada quando exercícios específicos e dieta não forem suficientes para resolver o problema de afastamento dos músculos. Em alguns casos, a diástase pode trazer dores nas costas, pois a musculatura está enfraquecida e não dá suporte à coluna.

Existe um teste para verificar a existência da diástase. Você deve: Deitar de barriga para cima e pressionar os dedos cerca de 2 cm acima e abaixo do umbigo; Contrair o abdômen, como se fosse realizar um exercício de abdominal.

Esse problema pode levar a dor abdominal, lombar, perda urinária e até o rebaixamento de órgãos como bexiga e útero. É comum que a diástase seja ainda mais frequente em mulheres que já tenham dado à luz a um bebê antes, estejam com peso acima da média ou seja o caso de uma gestação de gêmeos.

A condição pode provocar sintomas como dor na região lombar, problemas de postura, prisão de ventre, inchaço, dificuldades em respirar ou se mover normalmente e até mesmo perdas involuntárias de urina.

Riscos, como toda cirurgia
Além dos riscos comuns a todas as cirurgias, como trombose, uma das mais perigosas complicações é a ruptura dos pontos, que pode ocorrer por muito esforço, levando à hemorragia, hematoma e recidiva da diástase.

O diagnóstico da diástase abdominal é dado pelo cirurgião plástico. Para isso, ele realiza o exame físico, como manobras se semiflexão do tronco, e solicita exames de imagem, como ultrassonografia de parede abdominal ou a tomografia computadorizada do abdômen.

Para diagnosticar a diástese o médico precisa realizar uma avaliação da parede abdominal. Um médico cirurgião seria o mais habilitado: cirurgião plástico ou cirurgião do aparelho digestivo ou cirurgião geral.

2 - E quanto tempo leva a diástase abdominal a fechar espontaneamente após o parto? Deverá fechar de forma espontânea no máximo até 8 semanas depois do parto. Quando isso não acontece é necessário fazer tratamento.

Não deve usar cintas, a cinta faz com que o músculo fique ainda mais "preguiçoso" e com baixo tônus. oque faz piorar e enfraquecer ainda mais o seu abdome. Existem alguns exercícios que podem ajudar (método hipopressivo), mas apenas ajudam se o médico após avaliação lhe deu a possibilidade de reversão sem cirurgia.

Quem tem diástase não pode fazer todo e qualquer treino. Por isso, entre as adaptações, os exercícios não podem forçar a musculatura infra-abdominal, e a elevação pélvica (importante para o assoalho pélvico) precisa ser feita sem carga em cima da pelve.

Os sintomas de pontos internos rompidos na Abdominoplastia não costumam envolver dor. Na verdade, há apenas uma indicação física que chama atenção: o aumento perceptível da região, principalmente acima do umbigo. O abdômen fica com um abaulamento que PODE indicar que os pontos internos da Abdominoplastia abriram.

Seja qual for o seu tipo de barriga (diástase) você pode melhorar isso. O tratamento especializado vai muito além de diminuir sua barriga, a correção de uma diástase passa por reabilitação do tônus muscular da região abdominal, pélvica e lombar e pela reabilitação da estabilidade e integração músculo-sensorial.

Mas entenda: NÃO É GORDURA e se não é gordura DIETA NÃO VAI RESOLVER. Porque essa barriga que ficou é diástase e dieta não resolve diástase. Diástase resolve com exercícios especializados, você precisa de um programa completo para alinhar todo o seu corpo que foi modificado na gravidez.

A recuperação da cirurgia de diástase abdominal é um pouco demorada e requer alguns cuidados. Após acordar da cirurgia, pode-se ter a sensação de que os músculos estão muito apertados, mas isso tende a melhorar em seis a oito semanas, quando o corpo começa a se habituar ao novo espaço abdominal.

A diástase abdominal pode facilitar a ocorrência de hérnias abdominais, principalmente umbilical. Ou seja, é possível que o paciente apresente um quadro de diástase de retos abdominais com ou sem hérnia.

Outras atividades físicas para a diástase abdominal

  • Pilates: O pilates é uma ótima maneira de fortalecer a musculatura das partes inferiores e centrais do corpo.
  • Caminhada: A caminhada traz diversos benefícios para a nossa saúde, especialmente para mulheres grávidas que levam um estilo de vida sedentário.

Como é feita cirurgia para diástase
A cirurgia é realizada mediante anestesia geral, ou raqui e tem duração de aproximadamente 3 horas. Nela, o profissional realiza três pequenos cortes na barriga e, com uma linha resistente, inicia o processo de “ costura” dos músculos, para juntá-los.

Após ter filhos, a mulher pode sofrer com diástase abdominal. E, dependendo da intensidade da diástase, a cirurgia de abdômen pode ganhar status de reparadora. E, com isso, a paciente tem a possibilidade de conseguir o encaminhamento para se consultar com o cirurgião plástico pelo SUS.