Quando a desconfiança vira doença?

Perguntado por: dconceicao . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

O Transtorno de Personalidade Paranoide, também chamado de TPP, caracteriza-se por um excesso de desconfiança por parte do indivíduo e suspeitas em relação aos outros, em que as suas intenções são, na maior parte das vezes, interpretadas como maldosas.

O que é o Transtorno de Personalidade Paranoide? Já demos a entender que o Transtorno de Personalidade Paranoide é justamente uma desconfiança em demasia das pessoas, mas profundamente discutindo o TPP é uma suspeição, descrença nas pessoas de forma generalizada, em que os motivos de quem age sempre são negativos.

A pessoa que muito desconfia, é porque está fazendo coisas erradas e a desconfiança é que você faça o mesmo que ela.

Uma pesquisa realizada pelo site Victoria Milan- voltado a pessoas comprometidas que procuram um caso - mostrou que a maioria dos brasileiros que 'pulam a cerca' também desconfiam que estão sendo traídos. O levantamento ouviu seis 6 mil usuários do site.

Você sabe o que é pistantrofobia? Poucas pessoas, realmente poucas pessoas, sabem o que significa pistantrofobia. Trata-se da nomenclatura técnica para o medo de confiar em outras pessoas.

Desconfiar de quem se ama é não confiar na própria capacidade de amar. Se desconfia da minha fidelidade, não merece minha lealdade e nem estar do meu lado. Eu te amo e sinto que me ama também, mas você precisa superar essas suas desconfianças. Desconfiança: o maior sabotador das relações.

Pois bem, este sentimento de desconfiança a nós mesmos de vez, em quando é muito natural a gente sentir. Diferente da insegurança crônica que vem para desestabilizar a nós mesmos e as nossas relações. A insegurança crônica rouba sua paz e impede que você possa se envolver com seu parceiro de forma relaxada e autêntica.

(Pv 14.15; Pv 26.24,25). Há ocasiões em que é sensato e apropriado desconfiar dos outros, protegermo-nos e proteger as pessoas que nos são queridas daquilo que constitui uma ameaça real. Há ocasiões em que as atividades suspeitas devem ser denunciadas à polícia (Rm 13.1-7; Tt 3.1; 1 Pe 2.13).

Busque caminhos diferentes, alternativas para contornar o problema e melhorar o cenário. Certamente, ao racionalizar, você conseguirá superar a desconfiança. Outro fator importante é o diálogo. Faça um planejamento mental de como irá dialogar com a pessoa que está ao seu lado e não abra mão de uma boa conversa.

Por que a desconfiança no relacionamento surge? A desconfiança é resultado da insegurança, que pode ter sido causada por algum acontecimento, como um caso de infidelidade, por exemplo, ou mesmo por uma carência daquele que a sente.

Alguns dos sintomas iniciais de esquizofrenia incluem:

  • Isolamento social.
  • Irritabilidade.
  • Paranoia.
  • Tristeza constante ou depressão.
  • Apatia.
  • Perda de memória.
  • Dificuldade de concentração.

Como ser menos paranoico?

  1. Lute contra os pensamentos paranoicos. Traga os seus pensamentos de volta a realidade praticando exercícios simples. ...
  2. Consuma menos mídias nocivas. Evitar completamente as notícias sobre o país e o mundo é impraticável. ...
  3. Respire fundo. ...
  4. Faça planos, mas não se apague a eles.

Causa e Efeitos da Paranoia
Esquizofrenia, transtorno bipolar, ansiedade crônica, depressão, entre outros transtornos podem desencadear um quadro de paranoia.

Dificuldade de diálogo
Uma dificuldade comum de muitos casais é conseguir conversar sobre qualquer assunto. Nos momentos de crise existe não só a dificuldade, mas também o interesse em tentar conversar. Quando a relação chegou ao final, não existe mais a vontade de tentar e nem o interesse em querer escutar o outro.

O que fazer? Percebo que seu namorado precisa buscar ajuda psicológica para uma melhor compreensão do motivo de suas desconfianças. Na avaliação psicológica ficará mais claro o motivo desses pensamentos e comportamentos o que facilitará um posionamento profissional mais ético e respeitoso com o caso.

Traição é falta de caráter. Quando você trai, você não só admite falta de respeito com seu parceiro, mas também com si mesmo. Se trai é porque há vazios. Se há vazios, não existem motivos para que fiquem juntos.

Além disso, as crenças da pessoa traída em relação aos relacionamentos podem sofrer mudanças radicais. Ela pode passar a desacreditar no amor, não ver mais sentido no casamento ou em relacionamentos longos, ou crer que é impossível confiar em alguém de verdade.