Quando a compra é parcelada O lojista recebe tudo à vista?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

No caso do pagamento à vista, o lojista geralmente recebe o dinheiro pelas compras feitas em cartão de crédito em até 30 dias. Algumas empresas oferecem a possibilidade de antecipar esse pagamento, mas nesse caso, a tarifa acaba sendo um pouco maior.

Parcelado Loja: nesta modalidade de parcelamento, o lojista assume os custos de adquirênciae não há o pagamento de juros no valor da compra para o consumidor. Dessa forma, a loja recebe o valor da venda com o desconto do valor das taxas correspondentes ao número de parcelas.

No cartão. Esse é o método de parcelamento mais comum. Em uma maquininha, o vendedor coloca o valor e as parcelas e o cliente faz o pagamento. Para os empreendedores, essa modalidade é a mais comum, mas também pode representar mais custo, já que as maquininhas possuem taxas para este tipo de transação.

Assim, você recebe o valor das vendas parceladas ou feitas no crédito à vista antes do prazo padrão de 30, 60, 90 dias ou mais. Um exemplo: um cliente fez uma compra de R$ 500 na sua loja, parcelada em cinco vezes. Dessa forma, você receberia os valores mês a mês, de acordo com as parcelas.

Para receber pelas compras feitas em cartão de crédito, você precisa contratar uma empresa credenciadora. Geralmente, é cobrado um aluguel pelo terminal de vendas (a tal maquininha), mas, hoje em dia, é possível encontrar empresas com foco nos pequenos comerciantes, que dispensam os empreendedores desse custo.

Ao vender por cartão, o dinheiro do pagamento não cai na sua conta na mesma hora. Os depósitos demoram de 1 a 30 dias, de acordo com o formato de repasse da operadora e com o tipo de pagamento (débito, crédito à vista, ou crédito parcelado).

Se selecionar a opção "Parcelado vendedor", você paga as tarifas. Já no caso de "Parcelado comprador", é o cliente que arca com elas. Tão simples quanto parece. A opção escolhida fica configurada para todas as vendas, portanto você deve ficar atento ao que cadastrou nesta página e fazer alterações se for necessário.

Quando o pagamento é no crédito à vista, a empresa recebe o valor pago pelo cliente em uma única parcela. Já no pagamento parcelado, a empresa também recebe os valores parcelados. A cada mês, é recebido o valor correspondente à parcela, descontadas as taxas cobradas pelo serviço.

No parcelado lojista, o empreendedor arca com os juros das mensalidades no cartão de crédito, enquanto o parcelado emissor repassa essas tarifas para o cliente na fatura. Qual os juros do parcelado emissor? Os juros do parcelado emissor pode variar conforme a operadora da maquininha e a administradora do cartão.

O parcelamento é uma forma de pagamento oferecida ao cliente onde ele pode dividir a compra e quitar o valor a prazo. A cada mês uma quantia é descontada do cartão de crédito e, desta forma, ele tem tempo para ir pagando os valores, o que não compromete a renda caso não tenha o valor integral no momento da compra.

Caso o comprador não tenha saldo na conta, a instituição financeira assume a parcela e cobra em seguida. Desta forma, o vendedor sempre receberá o seu valor que foi parcelado pelo Pix.

Pessoas que utilizaram o cartão de crédito por um tempo têm direito de resgatar uma parte dos valores gastos; O governo cobrou uma tarifa maior do que devia pelo uso do cartão, e agora existe a chance de recuperar esse valor.

Os clientes passam o cartão na maquininha
Para realizar a transação, ele passa o seu cartão na maquininha da loja. O cartão pode ser de crédito ou débito e pode ter sido emitido por vários bancos. Os adquirentes, então, solicitam autorização para a transação da compra junto às bandeiras de cartão de débito ou crédito.

O parcelamento no cartão de crédito é uma operação simples e funciona quase como um “empréstimo instantâneo”. Afinal, primeiro o produto é comprado e somente depois seu pagamento é finalizado, em prazos variáveis, dependendo de quantas parcelas a loja oferece e em quantas parcelas o cliente quer pagar.

Veja como cobrar essa taxa na sua venda:

  1. Abra o app do Mercado Pago;
  2. Acesse Seu negócio;
  3. Em seguida, escolha Point e toque em Opções de parcelamento;
  4. Selecione Parcelado Comprador.

A grande vantagem de pagar parcelado é que você não precisa do dinheiro no momento da compra. Isso possibilita que você compre mesmo sem ter dinheiro, pois o pagamento ocorre apenas no futuro.

Nesse caso, é muito simples: basta optar pelo pagamento parcelado na maquininha de cartão, que permite que as compras sejam divididas em até 12 vezes. O mesmo vale para gateways de pagamento utilizados em lojas virtuais, que disponibilizam a opção do parcelamento no cartão de crédito no momento do checkout do cliente.

Como funciona a venda a crédito? A venda a crédito funciona como uma espécie de “empréstimo” para o cliente. Nesse caso, o empreendedor realiza a venda e se dispõe a receber por ela posteriormente. Esse recebimento pode ser no crédito à vista (em uma única vez) ou parcelado.

A taxa de parcelamento, como o próprio nome diz, é cobrada em cima do parcelamento das compras, tendo uma taxa aproximada a 4%. Algumas empresas estabelecem uma taxa fixa, ou seja, a mesma taxa independente ao número de parcelas. Outras, adotam a taxa progressiva, variando conforme o número de parcelas.