Quando a coluna está muito inflamada Quais os sintomas?

Perguntado por: epires . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

SINAIS DE INFLAMAÇÃO NA COLUNA

  • Dor na região;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Calafrios;
  • Rigidez do pescoço;
  • Dormência ou formigamento.

Mais conhecidos como AINES, geralmente são a primeira opção para o tratamento de dor na coluna aguda. Dentre os exemplos mais conhecidos de anti-inflamatórios não esteroides estão o Ibuprofeno(Advil, Alivium), Diclofenaco (Cataflan) e o Naproxeno (Flanax).

Se alguns desses sintomas aparecerem e persistirem, é aconselhável procurar um médico para determinar se a lombalgia esconde algum problema mais grave: Dor nas costas que incomoda o sono. A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado.

A dor na coluna é um sintoma muito comum e costuma melhorar após alguns dias na maioria dos casos. Em casos persistentes, pode demorar semanas ou até meses, necessitando um tratamento clínico especializado.

A região cervical corresponde ao pescoço. Assim, quando o paciente sofre dores nesta região, pode haver algum problema com ela. Entretanto, problemas na coluna cervical também podem causar dores irradiadas nos ombros e na cabeça. No caso da cabeça, a dor pode se apresentar em apenas um dos lados.

Principais Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral

  • Hérnia de Disco. Uma hérnia de disco é uma protrusão de um disco, que ocorre entre cada osso da coluna vertebral. ...
  • Estenose Espinhal. ...
  • Doença Degenerativa do Disco. ...
  • Espondilolistese. ...
  • Osteofitose (Bico de Papagaio)

Existem uma variedade de sintomas associados à presença de tumores na coluna, sendo o mais recorrente a dor no local do tumor. Também é possível que se manifestem problemas neurológicos, como dormência e fraqueza nos membros superiores e inferiores.

Essa avaliação podem incluir radiografia simples, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Em alguns casos, mais testes especializados são necessários quando o diagnóstico ainda está em questão. Isso inclui exames de medicina nuclear e exames de leucócitos marcadas com corantes radioativos.

A avaliação clínica de tumor maligno na coluna inclui análise do histórico do paciente e exame físico feito pelo médico especialista em coluna. Após isso, é fundamental a realização de exames de imagem, exames laboratoriais e biópsia.

Tratamento. Primeiramente, as infecções da coluna vertebral são tratadas com antibióticos ou medicamentos antifúngicos, com a duração dependendo da gravidade e do microorganismo que a está causando. Além disso, cintas de apoio para a coluna também podem ajudar com a dor até a recuperação completa do paciente.

Injeção Epidural
A dura-máter é a camada mais externa das três camadas que envolvem a medula espinhal e a cauda equina. Uma injeção epidural se refere à aplicação do medicamento na dura-máter. Existem 3 tipos de injeções epidurais, com base na abordagem que a agulha faz para chegar ao local da injeção.

Injeção Epidural: de efeito rápido, essa infiltração adormece as raízes de alguns nervos específicos da coluna vertebral. A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco.

Injeção para dor na coluna

  • infiltração facetária;
  • infiltração foraminal ou radicular;
  • infiltração epidural;
  • infiltração sacroilíaca;
  • infiltração na raiz do nervo.

Uma pressão nesse nervo pode causar inflamação e consequentemente a chamada dor ciática. A causa mais comum de dor nesse nervo é uma hérnia de disco (problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras). Outra causa menos comum de compressão do nervo ciático é quando ele passa pelo músculo piriforme (glúteo).

Dor na região da coluna vertebral, localizada ou irradiada para membros superiores e o dorso, sensação de peso ou queimação nas costas, sensação de dormência ou edema nas mãos, tonteira, zumbido ou lacrimejamento podem ser sintomas referentes a coluna cervical.

Subluxações e hérnias discais na região cervical que podem contactar terminais nervosos e perturbar os impulsos para o cérebro. Ao passar impulsos deficientes o cérebro tem dificuldade no processamento dessas informações o que pode levar a náuseas e tonturas.