Quando a cistite é grave?

Perguntado por: aassis3 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Uma cistite mal tratada pode ocorrer problemas como a migração das bactérias da bexiga para os rins (pielonefrite) tornando o caso mais grave. Quando atingem os rins, surgem sintomas como febre, dor lombar intensa e vômitos.

Antes de mais nada, vale dizer que a maioria dos casos pode ser resolvida com um tratamento simples. Geralmente, antibióticos e muita água, em casa mesmo, resolvem o problema. No entanto, em pessoas mais velhas ou quando a infecção já alcançou outros órgãos para além da bexiga, o paciente deve ser internado.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Para o diagnóstico da cistite, o especialista costuma pedir exames de urina. No caso de uma infecção, o exame apontará a presença de bactérias e deverá ser tratada com antibióticos e muito líquido.

Estima-se que de 50 a 80% das mulheres apresentarão, em algum momento da vida, pelo menos uma ocorrência dessa doença. Ainda nesse universo feminino, de 20 a 50% das que forem afetadas pela cistite apresentarão os sintomas repetidamente, o que caracteriza uma variação da doença chamada de cistite de repetição.

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

Ardência forte ao urinar. Forte necessidade de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro. Urina escura. Urina acompanhada de sangue ou com odor muito forte.

Diversos fatores de risco para ocorrência de cistites recorrentes foram identificados em estudos clínicos, incluindo aumento da frequência de relações sexuais e uso de agentes espermicidas, diabetes mellitus, presença de bexiga caída (prolapso genital), retenção de urina ou incontinência urinária e menopausa.

Infecção nos rins – Pielonefrite
A chamada Pielonefrite ocorre quando a infecção chega aos rins, tornando-se a variação mais preocupante da infecção urinária, podendo levar a uma infecção generalizada e até mesmo o óbito do paciente.

Café e e alimentos ricos em cafeína, como chá verde, chá preto e chá mate; Carnes processadas, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e bacon; Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

A urina turva e/ou avermelhada – pela presença de sangue -, causada por cálculo ou pelo próprio processo inflamatório é um alerta importante.

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina.

Os anti-inflamatórios para cistite indicados pelo médico, como o ibuprofeno ou o cetoprofeno, ajudam a reduzir a inflamação na bexiga, aliviando a dor e o desconforto urinário causado pela cistite.

Toda cistite deve SEMPRE ser tratada com antibióticos para evitar recorrências e evolução para pielonefrite. Em geral, apenas três dias são suficientes.

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.

A principal diferença entre a cistite e a infecção urinária é a sua localização. Enquanto a cistite refere-se à inflamação da bexiga, especificamente, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra.

A cistite corresponde à infecção e inflamação da bexiga, principalmente por Escherichia coli, que é uma bactéria naturalmente presente no intestino e no trato urinário e que pode atingir a uretra e chegar à bexiga, levando ao aparecimento de sinais e sintomas de infecção do sistema urinário, como urgência em urinar e ...

A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior. Os principais sintomas se dão pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, sendo a doença também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa.

As cistites podem ser de dois tipos: aguda, mais facilmente tratada e pouco frequente, e crônica, que pode acontecer de 4 a 5 vezes ao ano ou mais, e exige tratamento mais prolongado. Necessidade urgente e não habitual de urinar com frequência, inclusive à noite.