Quando a chuva é muito forte?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Chuva forte: quando a intensidade é igual ou superior a 10 mm/h mas inferior a 50 mm/h; Chuva violenta: quando a intensidade é superior a 50 mm/h (geralmente sob a forma de aguaceiros).

A chuva convectiva é de abrangência local e característica de regiões tropicais. Esse tipo de chuva geralmente tem pouca duração, contudo apresenta maior intensidade.

P. ex, 3 ou 5 mm, é pouca chuva e indica volumes pequenos de precipitação (*). Valores acima de 10 mm indicam melhores condições para essa chuva ocorrer. Acima de 20 mm, temos que ficar atentos, pois há tendência para volumes elevados de chuva.

Segundo a meteorologista, a chuva é considerada fraca quando a intensidade é menor do que 5,0 mm/h. Entre 5,0 e 25 mm/h, a precipitação é moderada. O volume de água compreendido entre 25,1 e 50 mm/h é chuva forte. Maior do que 50,0 mm/h, a chuva é muito forte.

Chuva forte
Precipitação cuja intensidade está compreendida entre 25,1 e 50 mm/h.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.

A quantidade de chuva é medida com relação ao metro quadrado. Assim, possivelmente teremos 200 mm de altura de água em um quadrado de um metro quadrado. Quanto isso significa em litros? Convertendo-se a altura para metros tem-se que 200 mm = 0,2 metros.

Maior precipitação em 1 minuto: 31.2 mm, em Unionville, Condado de Frederick (Maryland, EUA), em 4 de julho de 1956.

O volume de chuva é calculado em mm por metro quadrado (m²). Ou seja, em uma área de 1m por 1m, 1 litro (L) de água irá subir 1mm. Pra você entender melhor pense que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se no jornal falar que choveu 50mm de chuva, você sabe que isso representa 50L de água por M².

A chuva torrencial ocorre quando chove bastante num período curto de tempo sobre uma área pequena. Ocorre frequentemente durante épocas chuvosas e época de tufões e está limitado a áreas pequenas.

Dependendo da quantidade de água que chove e o tamanho das gotas, podemos descrever a chuva como chuvisco, garoa, aguaceiro, pé-d'água, dilúvio, pancada, etc.

Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros.

"Vejamos um exemplo do que essa probabilidade significa", diz o serviço meteorológico em sua definição. "Se a previsão para um determinado distrito diz que há 40% de probabilidade de chuva para esta tarde, isso significa que há 40% de chance de chover em algum lugar do distrito entre meio-dia e 18h", acrescenta.

Na previsão do tempo, por exemplo, se a chance de chover em um dia é de 30%, é pequena a chance de chuva. A probabilidade de não chover é maior do que a de chover. A previsão pode indicar cerca de 3mm para a cidade.

De 10 a 19mm/h - chuva moderada. De 20mm a 60mm/h - chuva forte.

A medida do pluviômetro é feita em milímetros (mm) de chuva. Quando se diz que, por exemplo, choveu 10 mm em um dia em determinada região, isso significa que uma caixa de 1 metro quadrado de base colocada ali seria preenchida com água até uma altura de 10 mm.

Os volumes de 600 mm podem ser comparados às grandes chuvas de monções, que costumam provocar as grandes inundações do sudeste asiático, no período em que elas ocorrem entre abril e outubro.

Assim, uma chuva de 100 mm equivale a um volume, em litros, de: V = 0,1 x 1000 = 100 litros. Isso implica dizer que, para cada metro quadrado da região, houve uma precipitação de 100 litros. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado.

Oficialmente, a maior altura de chuva no Brasil pertence a Florianópolis, com um acumulado em 24 horas de 404,8 milímetros em 15 de novembro de 1991. Segundo Nachtigall, embora o dado de chuva do litoral de São Paulo espante, está distante do recorde mundial.