Quando a cera do ouvido sai escura?

Perguntado por: agouveia5 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Conheça os principais sinais: Cera preta: se o cerume ficou preto e você começou a sentir coceira, é possível que haja uma proliferação de fungos em seus ouvidos.

Veja os tipos de ceras e a forma correta de fazer a limpeza em seu ouvido

  • Cera Cinza: Significa exposição a grandes quantidades de poluição;
  • Cera Vermelha: ...
  • Cera Branca: ...
  • Cera Marrom Escuro:

Esse pode ser um sinal de proliferação de fungos. Em casos de cera esbranquiçada, pode ser um sinal de que seu organismo está com falta de algumas vitaminas e microelementos, como o ferro e o cobre. É interessante procurar um médico para que ele indique em que ponto sua alimentação anda fragilizada.

  1. Dor de cabeça ou dor persistente no ouvido interno.
  2. Febre.
  3. Confusão ou sonolência.
  4. Secreção ou inchaço atrás da orelha.

Cera marrom escuro
Quando o cerúmen apresenta coloração marrom no tom de café é sinal de que o seu organismo passou por situações de estresse com frequência. Então é importante relaxar um pouco.

As pessoas que produzem esse tipo de cera mais frequentemente têm menos odor corporal do que as pessoas que produzem cera escura. Cera de tom marrom escuro ou até preta pode parecer bastante assustadora, mas a boa notícia é que não há motivos para se preocupar.

A infecção fúngica causada pela Candida albicans não leva à formação de nenhum fungo visível, mas geralmente causa secreções brancas, espessas e cremosas. Os furúnculos causam dor intensa. Quando se rompem, é possível que saia do ouvido uma pequena quantidade de sangue e pus.

Vale lembrar que o canal auditivo pode ser comparado à região bucal, pois ambos apresentam micro-organismos bons e ruins para o funcionamento do corpo. Portanto, tentar limpar totalmente o ouvido, faz mal à saúde, pois você retira a sua proteção natural.

São eles:

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).

R$100,00

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais). O valor irá depender da clínica e do profissional responsável pelo tratamento. Por fim, não deixe de cuidar da sua saúde.

É comum, após o seu uso, de diluir a rolha de cerume e entupir o ouvido.

A dose usual é de 5 gotas no ouvido, 3 vezes ao dia, com intervalo de aproximadamente 8 horas entre as doses. Aplique Cerumin com a pessoa deitada e com o ouvido afetado virado para cima. Após a aplicação, o paciente deve ficar deitado e sem se mover por 5 minutos para garantir a penetração da solução.

Diferentes abordagens podem ser usadas para limpar os ouvidos afetados e remover a secreção:

  1. usar algodão em rama ou lenço de papel (esfregar a seco);
  2. aspirar material bloqueando a orelha com um pequeno dispositivo (geralmente feito sob um microscópio);
  3. lavar o ouvido (irrigação).

Consiste no excesso de secreção dentro do ouvido, sendo, a princípio, um problema simples, mas que pode evoluir se não for adequadamente tratado. As causas são variáveis, entre elas, problemas respiratórios crônicos, como sinusites e rinites, além de uma evolução da otite comum.

Otite externa é uma infecção grave da pele do meato acústico, geralmente causada por bactérias (Pseudomonas é mais comum). Os sintomas incluem dor, secreção e perda auditiva se o meato acústico inchou e se fechou; manipulação da aurícula provoca dor. O diagnóstico baseia-se na inspeção.