Quando a cera do ouvido fede?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Cera com cheiro desagradável: se o odor da cera ficou ruim e você começou a ouvir ruídos ou ter a sensação de ouvidos tampados, pode ser sinal de que haja uma infecção. Caso identifique algum desses sintomas, procure o seu médico de referência imediatamente.

É extremamente importante criar o hábito de lavar as suas joias diariamente com sabão antisséptico. Se você quiser, pode trocar as suas joias a cada 6 meses, por exemplo.

A cor normal da cera de ouvido é amarela escura. Porém, a variação da sua cor, pode indicar alterações no organismo que devem ser observadas por um profissional. Essas mudanças variam de preta a branca.

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).

A infecção fúngica do canal auricular causa mais coceira do que dor e as pessoas têm a sensação de entupimento do ouvido. A infecção fúngica causada pelo Aspergillus niger geralmente leva à formação de pontos preto-acinzentados ou amarelos cercados por material com aspecto algodonoso no canal auricular.

Feita com uma seringa esterilizada, aplique suavemente soro fisiológico no ouvido afetado. A eficácia desse método será maior se você colocar um amolecedor de cera 15 ou 30 minutos antes de usar a seringa. Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo.

Otorreia é a descarga pelo ouvido de diferentes tipos de secreções. Esta descarga pelo ouvido pode manifestar-se como uma exsudação de substâncias ligeiramente ensanguentadas (otorreia sanguinolenta), pode ser mais composta por cera (otorreia sero-mucosa) ou apresentar pus (otorreia purulenta).

Cera com cheiro desagradável: se o odor da cera ficou ruim e você começou a ouvir ruídos ou ter a sensação de ouvidos tampados, pode ser sinal de que haja uma infecção. Caso identifique algum desses sintomas, procure o seu médico de referência imediatamente.

O odor fétido no nariz pode ter diversas causas, sendo as principais delas são os processos inflamatórios como sinusites, rinites, tumores nasais e corpo estranho. Geralmente em crianças, o mau cheiro em geral acontece pelo aumento da produção do muco nasal com posterior infecção bacteriana.

Ao usar brinco na orelha o mau cheiro gerado se dá pelo acúmulo de bactérias e sujeiras no local, o que promove um odor. Para evitar que esse mau odor ocorra deve-se higienizar constantemente o local, de modo a retirar diariamente o brinco da orelha para fazer sua higienização, bem como, limpar a orelha.

Sem essa proteção, a região fica bastante seca, o que gera uma sensação incômoda de dor e coceira. Os otorrinolaringologistas recomendam que, no lugar de usar o cotonete, sejam utilizados outros métodos para retirar o excesso de cera de ouvido (o excesso é a parte que fica mais aparente na região externa).

Diante disso, os principais sintomas do rompimento no tímpano são:

  1. Dor forte no ouvido;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Perda repentina da capacidade auditiva;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela presente nos ouvidos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Também pode haver febre, tontura e vertigem.

Como prevenir o acúmulo de cera
Para evitar o acúmulo de cera, procure não obstruir o conduto auditivo externo ou usar as hastes flexíveis com algodão na ponta. O conduto não precisa ser limpo todos os dias já que a produção ocorre de forma lenta e progressiva.

Em uma infecção de ouvido típica, o ouvido médio (atrás do tímpano) se torna inflamado e enche-se de líquido. Isso é denominado otite média. Em geral, a maioria das otites de curto prazo ou agudas desaparece sozinha. Se elas continuam voltando, são denominadas recorrentes.

OTOSPORIN® é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana. O uso de OTOSPORIN® não exclui o tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for adequado.