Quando a cárie é preocupante?

Perguntado por: lsilveira7 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

A coloração escura pode ocorrer tanto no início da lesão quanto em casos mais sérios. Quando a cárie progride e atinge a dentina, o dano é maior e indica um processo mais severo que altera a tonalidade do dente como um todo.

Diagnóstico de cárie inativa com cavitação
Quando no exame clínico observar uma lesão cavitada, mas a dentina presente estiver escura, seca, brilhante, e ao deslizar um instrumento cortante ela estiver resistente, o diagnóstico é de lesão de cárie inativa em dentina.

Quando a infecção chega à polpa, núcleo do dente altamente inervado, a dor é intensa e pode ser contínua. Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.

Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.

Os estágios das cáries dentárias

  1. Fase um: Manchas brancas. ...
  2. Fase dois: Cárie do esmalte. ...
  3. Fase três: Cárie da dentina. ...
  4. Fase quatro: Invasão da polpa dentária. ...
  5. Fase cinco: Formação de abcesso. ...
  6. Fase seis: Perda do dente. ...
  7. Como prevenir a cárie dentária?

Listamos as principais dicas para quem quer fortalecer as funções da boca e melhorar a aparência dos dentes!

  1. CUIDE DA SUA HIGIENE BUCAL. ...
  2. ESCOLHA A ESCOVA E CREME DENTAL CORRETOS. ...
  3. USE O FIO DENTAL DIARIAMENTE. ...
  4. EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS. ...
  5. FIQUE ATENTO À PLACA BACTERIANA E AO TÁRTARO.

Quais são os sinais de dente morto?

  1. escurecimento dental;
  2. dor de dente;
  3. aparecimento de pus na região;
  4. mau hálito;
  5. inchaço no rosto.

Quando o dano chega à dentina, que é a camada abaixo do esmalte, o paciente pode começar a sentir sensibilidade e dor ao mastigar ou em contato com alimentos e bebidas quentes, frias ou doces. Quando a infecção chega à polpa, que é interior do dente, onde ficam os nervos, a dor é intensa e pode ser contínua.

A dentista comenta que a intensidade da dor da cárie varia conforme a evolução do dano. Portanto, o desconforto pode ter um início de leve a moderado, até chegar em um nível excessivo, pulsante e até mesmo insuportável. “Quanto mais grave a doença, maior a dor”, afirma.

Cárie é uma das doenças crônicas não transmissíveis mais prevalentes no mundo. A cárie é a desintegração do dente, provocada pela higiene inadequada, associada à ingestão acentuada de alimentos açucarados e ultraprocessados.

Para acabar com o problema, uma vez que ele já existe, é necessário o auxílio de um profissional. “A cárie só será eliminada pelo cirurgião-dentista através de tratamentos odontológicos invasivos ou minimamente invasivos, dependendo da extensão da doença”, diz ela.

A obturação é um procedimento similar à restauração, com o intuito de reconstruir o dente com cárie ou que sofreu perda de alguma estrutura. Para tanto, o profissional retira a parte do dente e recupera a área tratada para que ela se mantenha livre de bactérias e infecções que possam piorar o quadro.

Dente podre é um nome popular dado aos dentes com cárie profunda ou casos de perda óssea. A extração de dentes com cárie é a última alternativa, quando não há mais possibilidade de reparação ou concerto do dente. O valor médio desse procedimento é entre R$ 100,00 e R$300,00 por dente.

O processo de tirar a cárie chama-se escariação que consiste na remoção do tecido cariado. Após esse processo é feito o preparo cavitário para deixar a superfície dentária pronta para receber os materiais utilizados no tratamento restaurador.

Isso porque a cárie só dói quando atinge as partes mais sensíveis do dente, como a dentina e a polpa.

Dor de dente constante
A presença de dor de dente é um dos sintomas mais comuns das cáries. Em muitos casos, as cáries atingem regiões próximas aos nervos dentais, causando um desconforto que pode ser constante e de intensidade leve, moderada ou intensa.

Cárie radicular não tratada pode levar a perda do dente
Com o avanço da doença, será necessário adotar o tratamento restaurador”. De acordo com a dentista, quando a cárie está muito avançada e atinge a polpa radicular, o mais viável é realizar o tratamento endodôntico, popularmente conhecido como canal.

Continuar lendo Como é a dor de cárie?