Quando a cadela está sangrando ela pode engravidar?

Perguntado por: rzagalo . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Ao contrário do que muitos pensam, o período marcado por secreções sanguinolentas pela vulva, o proestro, não é o momento certo para acasalar. A fase do sangramento é aquela na qual diversos estímulos hormonais começam a preparar o organismo da pet para a fecundação.

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta.

Durante a fase conhecida como estro, de duração de aproximadamente nove dias, ocorre a ovulação, e é o período “fértil” da cadela, em que ela aceita o macho. Essa fase dura em torno 70 dias e acontece independentemente de haver gestação ou não.

A menstruação é a descamação do endométrio. Portanto, logo após a menstruação não há chance de engravidar pois o endométrio não estará receptivo para óvulo fecundado.

Normalmente, o fim do cio acontece com cerca de três a quatro semanas após o início do sangramento. O mais importante aqui é prestar atenção no fim do estro, quando o comportamento da cadela deixará de ficar mais agitado, a vulva volta ao tamanho natural e não haverá mais sangramento.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

E, geralmente, a cadela sangra no cio de cinco a dez dias. As alterações físicas mais claras e que destacam esse período estão relacionadas ao aumento e vermelhidão da vulva, além das gotinhas de sangue que podem respingar por onde a cadela passar.

Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

Se você se pergunta "minha cadela cruzou e não pegou cria, o que pode ser?" provavelmente foi justamente isso que aconteceu, houve um primeiro momento da relação sexual mas ela não foi finalizada, outra possibilidade é que a cadela não estava de fato no período fértil ou então ela pode ter más formações no sistema ...

Caso não tenha intenção de colocar a sua fêmea para reprodução o melhor é fazer é a castração. Se isso não for possível deve então evitar que tenha contato com machos durante o período do cio. Nesse caso devemos estar preparado para possíveis acidentes de percurso com gestações inesperadas.

Por isso, se acredita que sua fêmea está sangrando muito ou tendo cios seguidos mesmo com a idade avançada, leve-a ao médico. O sangue pode ser consequência de algum tumor, necessitando de atendimento imediato.

Não dê pílula do dia seguinte ou anticoncepcional a fim de causar um aborto ou impedir uma gravidez. Caso a cadela já esteja grávida, esses medicamentos podem causar problemas na mãe e nos filhotes, arriscando suas vidas.

Período ideal para o acasalamento
O cio dura em média 15 dias, mas é só após o oitavo dia que a fêmea está disposta a aceitar um parceiro. O décimo dia é, na maioria das vezes, quando há mais chance da fertilização ocorrer de modo eficiente, pois é quando a ovulação acontece.

Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias. Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data.

"Se você deseja ter um menino, procure transar no dia fértil, pois os espermatozoides Y são mais rápidos e mais frágeis, morrem mais cedo que os X, então, precisam chegar logo ao óvulo", explica a ginecologista, obstetra e sexóloga Carolina Ambrogini, colunista da CRESCER.

Não há nenhum truque para fazer uma cadela cruzar. Os animais agem de acordo com a experiência, aprendizado e etologia. Quando um animal não quer fazer algo, ele jamais deve ser forçado, pois cada um precisa de tempos diferentes para fazer determinadas coisas.

O principal motivo é a anatomia dos orgãos genitais. Na base do pênis há uma área chamada bulbo, que recebe muito sangue e aumenta de volume quando o animal fica excitado.