Quando a cadela entra no cio ela sangra?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A vulva, região da vagina, fica inchada e algumas cadelas podem apresentar sangramentos e secreção de um líquido transparente. O sangramento dura, em média, nove dias e é nessa fase que as fêmeas começam a ficar atraentes.

O tempo de duração é de até três semanas e termina quando a fêmea passa a recusar o parceiro. Em geral, o cio propriamente dito é formato pelo proestro e estro. Nessa última fase não deve haver sangramento e, se acontecer, leve-a ao veterinário, pois pode ser uma infecção ou irregularidades no cio.

Para evitar ou anular o estro (cio) de cadelas: 1 comprimido para cada 10 Kg de peso corpóreo/dia por 8 dias. Os comprimidos devem ser administrados assim que se apresentarem as características do cio. As manifestações do cio desaparecem entre 2 a 3 dias após o início da medicação.

É importante lembrar que alguns animais podem não ter sangramento porque estão apresentando alterações hormonais e isto não deve ser confundido com cio silencioso”, explica a doutora em medicina veterinária Sabrina Marin Rodigheri, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo.

Estro. Para quem tem dúvidas sobre quanto tempo a cadela fica no cio e o seu período de fertilidade, o Estro é um momento importante. Com uma duração que varia de 3 a 12 dias, é neste período que a cadela está pronta para a reprodução.

A idade em que a cachorra “menstrua” pela primeira vez varia muito e pode depender da sua raça e genética. Geralmente as cachorras têm o seu primeiro cio entre 7 e 10 meses de idade, mas em algumas raças (principalmente de porte grande), isso pode acontecer quando a cadela está com mais de um ano.

Muitas pessoas acreditam, de maneira errada, que a cachorra está fértil nesse período. Estro: é a segunda fase, quando a cadela para de sangrar e se torna receptiva ao macho, pois está fértil e pode cruzar. A duração média é de 9 dias (3 a 17 dias). Nesse período, ocorre a ovulação e fecundação.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

Afinal, cadela castrada pode entrar no cio? Não. A castração tem como objetivo, justamente, remover os órgãos reprodutores responsáveis pela produção de hormônios da cadela, e, sendo assim, ela não deveria sofrer de nenhum dos sintomas relacionados ao cio, sejam eles psicológicos ou físicos.

O cheiro de uma cadela no cio é muito forte e impregna para valer em qualquer lugar que fique. Isso vale para tapete, grama, calçada e sofás. Então, todo objeto que receber sua cadela para um descanso ou locais que ela faz xixi estarão impregnados com o cheiro do cio dela.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

As fêmeas podem cruzar após o termino do sangramento, que deve durar algo em torno de 9 dias. O cio é dividido em quatro fases: proestro, estro, diestro e anestro, e no próximo tópico, você conhecerá cada um deles. Por exemplo, a ovulação ocorre no estro, cerca de nove dias depois do início do cio.

De acordo com o veterinário, as mudanças são comuns entre as cadelas e variam de animal para animal. “Em alguns casos, observa-se maior sensibilidade durante esta fase, podendo haver até febre, e em algumas têm o aumento de apetite, e provável de sede, por causa de diabetes induzido por hormônio”, ressaltou.

As cadelas não possuem ciclo menstrual. O que acontece com elas é o chamado de ciclo estral, que possui fases de cio com características bastante específicas. As cadelas alcançam a maturidade sexual em idades bastante variáveis.

Pode acontecer de uma cadela ter um cio silencioso, ou seja, não apresenta nenhum motivo físico ou comportamental. Mas nesse período é muito comum o comportamento mudar. Pode passar a chorar mais, pedir mais carinho e ficar mais agitada.

Primeiro cio de cachorro – Ela fica mais carente e chorona
No entanto, nesse período de cio, você vai reparar que a cadelinha vai ficar mais chorona e mais carente. Isto é, ela vai ficar choramingando pelos cantos e também vai ficar mais sensível nas interações.

O principal motivo é a anatomia dos orgãos genitais. Na base do pênis há uma área chamada bulbo, que recebe muito sangue e aumenta de volume quando o animal fica excitado.

O que ocorre é que algumas cadelas têm o primeiro cio de forma muito discreta, ou seja, quase não há sangramento. Sendo assim, e não havendo machos na casa que denunciem seu período fértil, pode acontecer de os tutores não perceberem que suas mascotes já estão maduras sexualmente.

A primeira fase do cio é caracterizada pelo inchaço da vulva e pode durar de 3 a 17 dias. É durante esse período que se confunde o cio canino, ou proestro, com menstruação, já que esse inchaço pode apresentar um aspecto sanguinolento.