Quando a Bíblia diz o amor tudo suporta?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

O Amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:7 by Henndye Soares - Eventials.

Aquele que ama tudo sofre e tudo suporta. Literalmente, esta palavra dá a idéia de um vaso para “conter”, “reter”, “guardar”, “não perder”. Outra idéia forte desta palavra é: “encobrir”, ou seja: “cobrir”, como um telhado, por exemplo. Aquele que ama, encobre, não deixa a pessoa amada “sem teto”.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

Apóstolo Paulo

tudo suporta, o amor jamais acaba. Apóstolo Paulo , Bíblia, Corintios, 13 - 7.

Ele começa dizendo que “o amor não é invejoso”. Você pode também pensar no ciúme, que é primo da inveja. Ao dizer que o amor não é invejoso, ele está dizendo que o amor se regozija com o sucesso de outras pessoas. O amor não vai torcer para que o outro tropece a fim de que você cresça.

Em Efésios 5.28, vemos que “quem ama a esposa, a si mesmo se ama.” Assim, quando o homem ama, zela e cuida da sua esposa, está amando, zelando e cuidando de si mesmo.

“Vós todos considerai o matrimônio com respeito e conservai o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os impuros e os adúlteros.” Hebreus 13, 4. “Maridos, amem vossas esposas, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.” Efésios 5: 25.

Romanos 8:39 - Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

O amor é um sentimento delicioso porque o interesse de quem ama confunde-se com o do amado. Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal. Se você ama duas pessoas ao mesmo tempo, escolha a segunda. Porque se você realmente amou a primeira, você não amaria outra.

6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

Pouco antes, Paulo tinha afirmado: “Deus é por nós”! 1 Para ele, o amor que Deus tem por nós é o amor do Esposo fiel, que jamais abandonaria a esposa, à qual se uniu livremente com um laço indissolúvel, à custa do próprio sangue.

Friedrich Nietzsche disse que “Quem tem porque viver, suporta quase qualquer como”. A importância dos propósitos em nossas vidas pode ser verificada em situações do nosso dia a dia ou mesmo em ocasiões onde imagina-se que o indivíduo não tenha mais motivos para continuar vivendo.

«A quem muito ama, muito se perdoa» Lc 4, 47.

No entanto, o mesmo versículo que ensina que o amor não arde em ciúmes, também afirma que o amor não se conduz inconvenientemente. Esse assunto estudaremos na próxima coluna. Sabemos que, se alguém não lhe ama, não serão os ciúmes que farão o amor surgir. Talvez o ciúme cause dó, mas nunca amor.

Diz a palavra de Deus em Provérbios, capítulo 13, versículo 30: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos”.

Então, o invejoso passa a imitar – numa tentativa insólita de ser o que não é e que o deixa sempre muito infeliz, mal-humorado e raivoso com a vida. Essa energia negativa volta contra a própria pessoa, fazendo mais mal ao invejoso do que ao invejado, envenenando corpo e mente”, decreta.

O invejoso sente extremo pesar pelo bem-estar e prosperidade de quem está à sua volta, e por isso deseja o infortúnio daquele que desperta sua inveja. Esse comportamento não é aleatório, e tem uma explicação científica. O cérebro do invejoso funciona numa dualidade de dor e prazer.

O cônjuge deve ser priorizado como adulto, como par e igual, com conversas profundas, longas e abrangentes sobre toda situação familiar”, enquanto os filhos devem receber um olhar de cuidado, suporte e orientação de acordo com as necessidades que apresentam, conforme sua faixa etária.