Quando a batata fica preta pode comer?

Perguntado por: ralencastro3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Mesmo que tons mais escuros do tubérculo não sejam necessariamente um problema, muitas pessoas ficam na dúvida se é ou não saudável comer as batatas “pretas”. Não há nenhuma contraindicação a respeito do ato.

Se ela ficar “gosmenta” demais e mole ao ser picada ou gerar pequenos brotos, é sinal de que já está começando a se decompor. O melhor, então, é jogá-la na composteira. O mesmo vale se o legume estiver soltando um cheiro forte.

“A solanina fica concentrada próxima a casca da batata e é estável no calor, então, para evitar transtornos, evite consumir a batata já esverdeada ou com brotos.”

Se a batata-doce depois de cozida estiver escura por dentro, pode ser que já esteja velha. Se não houver alteração de sabor ou aroma, pode ser consumida sem problema.

O ideal é consumi-las em até 48 horas. #FicaADica!

Sim, guarde as batatas descascadas na geladeira, mas elas precisam estar dentro de um recipiente com água. Deixar as batatas descascadas fora da água fará com elas oxidem muito rápido e não poderão ser utilizadas. As batatas cruas descascadas em água duram até 4 dias na geladeira.

O que leva a batata escurecer é um processo de oxidação , que ocorre quando as batatas descascadas são expostas ao ar e á luz. Ainda que seja seguro comer batatas escurecidas, elas não ficam muito atraentes em um prato.

A batata exposta ao ar escurece devido à formação de melanina, decorrente da oxidação dos compostos fenólicos. Já dentro da água, a oxidação é parcial ou inexistente, resultando em pouco ou nenhum escurecimento.

Se as batatas já foram cozidas você poderá guardá-las na geladeira por 3 dias em recipiente fechado. Não armazene as batatas junto com as cebolas, pois quando estão juntas produzem gases que degrada as duas.

As batatas murchas recuperam-se se as puser de molho em água fria, parcialmente descascadas. Em seguida, ponha-as na geladeira durante algum tempo. Para que as batatas fiquem macias devem iniciar o cozimento em água fria.

Manchas verdes e brotos contêm mais toxinas do que a batata em si, de acordo com Kim. “Essas toxinas não são destruídas pelo cozimento, mas você pode eliminá-las cortando as partes verdes ou germinadas antes de cozinhar”, diz Kim.

Se estiver esverdeada, não a consuma. A cor verde é sinal de que a batata está produzindo clorofila.

Em vez de colocar as batatas na geladeira, guarde-as em um saco de papel em um local fresco, mas não frio, como dentro de uma despensa. Sacos de papel funcionam melhor do que plástico porque deixam a batata respirar mais, de forma que ela não apodrece tão rápido.

A polpa das batatas pode apresentar diversas colorações, azul, roxo, amarelo ou mais esbranquiçada. Estas cores devem-se a corantes naturais presentes nas batatas. Variedades com polpa amarela devem a sua cor a carotenoides (luteina e zeaxantina), estes corantes naturais não são solúveis em água, mas são-no em gordura.

As lesões são recobertas por numerosos e pequenos pontos pretos, correspondentes às estruturas de reprodução do patógeno, os picnídios, os quais podem ser observados sobre hastes e raízes de batata-doce (Figura 3).

Batata crua por exemplo, não congela bem, o resultado é uma textura farelenta e uma cor acinzentada. Como também não é possível congelar batatas branqueadas para descongelar no vapor ou na frigideira, a textura final não é apetitosa.

Se chegar à sobrar batatas descascadas e as queremos conservar para outro dia, deveremos colocar-las na água com uma pitada de sal e guardar-las no frigorifico, para que não estraguem e não fiquem escurecidas.