Quando a azia pode ser câncer?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

A azia é um dos principais sintomas do câncer de estômago, embora seja um problema bastante comum e frequente em outros problemas gástricos. No entanto, nos casos de câncer de estômago, a azia tende a ser ainda mais intensa e constante, se tornando ainda mais incômoda e podendo indicar maiores problemas.

Se a azia vier acompanhada de vômito com sangue, fezes escuras ou avermelhadas, dor ou sensação de aperto no peito, perda de peso sem causa aparente, tosse ou dificuldade para respirar, ou os sintomas piorarem com o uso de antiácidos, o médico deve ser consultado com urgência.

Os sinais e sintomas deste carcinoma mais frequentes são: Dor abdominal – Ocorre em 60% dos pacientes. Queimação e azia, rotulados de sintomas dispépticos – São frequentes e semelhantes aos das úlceras benignas e das gastrites (queimação e azia).

Azia constante
A azia é um dos principais sintomas do câncer de estômago, embora seja um problema bastante comum e frequente em outros problemas gástricos. No entanto, nos casos de câncer de estômago, a azia tende a ser ainda mais intensa e constante, se tornando ainda mais incômoda e podendo indicar maiores problemas.

Gastrite. A gastrite, inflamação estomacal, é uma das queixas mais comuns e causa azia, náuseas, dor, desconforto abdominal, entre outros sintomas.

Normalmente, a azia é causada por refluxo de ácido gástrico e alguns fatores de risco, como hérnia de hiato e oscilações hormonais na gravidez. Além disso, a azia pode ser provocada por má alimentação, nervosismo ou uso de roupas muito justas, que acabam prejudicando a digestão dos alimentos.

Vômito com sangue ocorre em cerca de 10% a 15% dos casos de câncer de estômago. Além disso, podem ser observadas alterações como sangue nas fezes, fezes escurecidas, pastosas e com odor muito forte (indicativo de sangue digerido).

Alguns pacientes com câncer de estômago têm problemas com náuseas, diarreia, sudorese e rubor após comer (síndrome de dumping). Quando parte ou todo o estômago é removido, o alimento digerido passa rapidamente para o intestino, provocando esses sintomas após a ingestão. Esses sintomas geralmente melhoram com o tempo.

É muito comum indivíduos sentirem dor no estômago, sensação de enjoo e mal-estar antes do infarto. Nesses casos, a pessoa às vezes até vai ao pronto-socorro e é medicada, mas dificilmente associará esses sintomas a um infarto, que pode ocorrer alguns dias depois.

Azia, chamada também de queimação, é uma sensação de ardência no começo do aparelho digestivo. Essa queimação costuma ser sentida na região do esôfago, no peito, e se espalhar pela garganta. Para algumas pessoas, azia e queimação são acontecimentos pontuais.

A azia aparece maioritariamente depois das refeições, quando se vai deitar ou durante a noite. Quanto tempo dura a azia? A azia pode durar várias horas ou mais.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

Com o desenvolvimento da doença alguns sintomas podem aparecer, como: dificuldade ou dor ao engolir, dor no meio do peito e no tórax. Além disso, pode haver a sensação de obstrução ao engolir, náuseas, vômitos e perda de apetite.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

A gravidez, o stress, o tabaco, o café (mesmo o descafeinado), o álcool, as bebidas com gás, os citrinos, o tomate, o chocolate, a menta, a cebola e os alimentos muito gordos ou picantes são outras causas associadas a esta sintomatologia.

Dificuldade para engolir, vômitos, por vezes, com sangue, assim como tosse e/ou rouquidão contínuas, entre outros problemas, podem ser sintomas do câncer de esôfago. Aliás, as chances de isso ocorrer aumentam, consideravelmente, quando existem fatores de risco associados à doença. É o caso do fumo, por exemplo.

sentir no estômago uma protuberância nodular ou em volta do umbigo; sentir o gânglio linfático (ínguas) esquerdo inchado; pele mais amarelada; ter dor atrás do osso que fica localizado no meio do peito (dor retroesternal);

– azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; – dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio; – tosse seca; – doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.

Continuar lendo O que é bom para azia?