Quando a ansiedade precisa ser tratada?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 3 votos

Preocupação excessiva com a família, emprego, doenças, mesmo sem causas aparentes. Não conseguir executar atividades que exigem concentração. Pensamentos obsessivos que tendem a decorrer sempre para o lado negativo. Tendência ao absolutismo: “tudo ou nada”.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Os prejuízos do TAG são muito grandes, pois a pessoa sente-se paralisada, sem conseguir realizar suas atividades além de enfrentar problemas para dormir (insônia), dores de cabeça, indisposição, angústia e tensão constante.

Uma crise de ansiedade, também chamado de ataque de pânico, geralmente dura minutos, porém, pode acontecer de ter mais de uma crise por dia por vários dias. Os principais sintomas incluem aperto no peito, angústia, dificuldade para respirar, taquicardia, tremores, sudorese e sensação iminente de morte.

Sintomas do transtorno de ansiedade generalizada

  1. Fadiga;
  2. Tensão muscular;
  3. Palpitação;
  4. Suor excessivo;
  5. Dor de cabeça;
  6. Disfunção sexual;
  7. Disfunção gastrointestinal.

A psicóloga Nikolli Evelyn Gubert esclarece que a ansiedade tem um limite. “Se torna um problema, quando o paciente deixa de fazer até as atividades mais simples do dia a dia por conta de uma preocupação exagerada ou por medo”, explica.

O transtorno de ansiedade generalizada pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais.

O teste farmacogenético para ansiedade analisa 26 genes do paciente e cruza as informações com a análise de 79 medicamentos, que incluem antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos.

O psiquiatra é o médico especialista em transtornos mentais e que pode tratar a ansiedade e todos os transtornos relacionados a ela.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Essa preocupação excessiva acaba por causar sofrimento e por prejudicar as atividades diárias e qualidade de vida da pessoa.

O acesso e excesso de informação cresce de forma exponencial, juntamente com os casos de ansiedade e depressão. Por isso é importante filtrar as informações que chegam até você. Ficar conectado de mais, assistir muito ao jornal ou ficar tempo demais nas redes sociais são hábitos que prejudicam a sua saúde mental.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

Mesmo pessoas com casos graves de ansiedade levam, em média, sete anos para buscar ajuda especializada para cuidar de sua saúde mental, aponta um estudo da Universidade Harvard. Quando o quadro é mais leve, a demora pode chegar a 16 anos.

Os transtornos de ansiedade podem causar depressão, conforme os sintomas limitem o indivíduo a ter e manter sua rotina normal. Da mesma forma, os sintomas depressivos, quando não tratados, podem fazer com que a ansiedade se manifeste.

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo. A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa.

A necessidade de internação deve ser sempre avaliada e recomendada por um médico em diferentes casos. Além da crise de ansiedade e depressão e dos problemas relacionados a essas condições, a dependência química e o consumo abusivo de álcool também devem ser considerados.

Saiba quando procurar um Psiquiatra

  • Falta de apetite ou compulsão alimentar;
  • Apatia constante;
  • Tristeza profunda;
  • Irritação excessiva;
  • Tremores, suor e vertigens pertinentes;
  • Inquietação e dificuldade de concentração;
  • Insônia frequente.
  • Dificuldade de realizar tarefas do dia a dia.