Quando a ambição vira ganância?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Ambição: um forte desejo de conseguir alguma coisa ou de fazer algo, costuma demandar trabalho duro e determinação. Ganância: desejo egoísta e intenso por alguma coisa, especialmente poder, riqueza, ou comida.

A ambição é uma característica que pode ter duas faces diferentes, a primeira está relacionada a desejar sempre melhorar e ir atrás dos objetivos que se possui, mas de forma saudável. Já a segunda, envolve se deixar levar apenas pelo desejo de ter mais, tornando a busca vazia e sem sentido.

Ser ambicioso é ter um forte desejo e transformá-lo em uma meta de vida, criando planos e estratégias para chegar lá. É ter uma autoestima fortíssima e acreditar que você pode chegar onde quiser, usando seus próprios meios, como esforço e dedicação, para atingir seus objetivos.

Ambição é o forte desejo de riquezas ou poder, glórias ou honras; cupidez; cobiça; anseio constante de alcançar determinado objetivo; de obter sucesso, pretensão, aspiração. Ganância é cupidez, cobiça, avidez; desejo exacerbado de ter ou de receber mais do que os outros; ânsia por ganhos exorbitantes.

Quando a ambição passa a ser obsessiva e não é mais somente um simples mecanismo de desenvolvimento, mas um sentimento compulsivo de conseguir algo e de crescer rapidamente, ela passa a construir uma imagem negativa da pessoa no ambiente em que trabalha, e consequentemente é possível comprometer até mesmo o ...

O Evangelho está dizendo hoje: cuidado contra todo tipo de ganância. A vida do homem não consiste nos bens que ele possui. Podemos passar a vida toda alimentando a ganância do ter e possuir, e quando achamos que possuímos, que juntamos e acumulamos, a vida nos é tirada.

Uma pessoa ambiciosa não é, necessariamente, gananciosa. Ela pode perfeitamente ambicionar melhorar sua vida e alçar voos mais longos por um propósito maior. Já a pessoa gananciosa tem ânsia por ganhos exorbitantes para se mostrar superior aos demais.

Há gananciosos de todas as espécies: os que, em nome dela, se vendem por pouco e por muito; os que se fazem de santo para se aproveitar do próximo; os trouxas que a trocam por pouco; os que se dão por sabidos e pensam enganar os tolos; afinal, gente de imensa fortuna ou pessoas que querem enriquecer de uma hora para ...

A palavra ambição vem do latim ambire, “mover-se livremente”. Já ganância vem de ganatum, “ganho”. Ou seja, o ambicioso é aquele que sai do seu lugar de conforto, vai em busca do que deseja, corre riscos, enquanto o ganancioso está paralisado, preso na própria cobiça, retendo tudo o que recebe para si.

A ambição é um sentimento movido, principalmente, pela emoção. Quando queremos o sucesso, querer o poder, nós o queremos para nos sentirmos bem, isso alimenta o nosso ego, eleva a nossa autoestima e por isso sempre buscamos mais e mais.

É possível dizer que a ambição se traduz na vontade de alcançar o melhor. Assim, o conceito de ambição deve ser analisado do ponto de vista pessoal. Cada um tem os seus próprios parâmetros de sucesso, felicidade e realização. Tudo vai depender das suas perspectivas e do seu ideal de felicidade.

Ser ambicioso não é errado. E não é apenas querer alguma coisa. É ter um forte desejo e estabelecê-la como uma meta de vida. É ter uma autoestima fortíssima e saber que pode chegar onde quiser.

A maneira mais simples de sobreviver aos colegas ambiciosos é fazer com o que as atitudes deles não o afetem. Se você for o único responsável por seu próprio projeto, ou se você tem uma equipe de trabalho composta por pessoas em quem você confia e respeita, seus parceiros tóxicos não terão qualquer poder sobre você.

Ambição Desmedida é um romance que fala sobre amor, sexo e suspense, entre outras coisas. Retrata o outro lado do ser humano, até onde ele é capaz de chegar ou fazer para atingir seus interesses, ainda que seja por meios torpes, mas que ainda, em meio a tantos pesadelos, renascem sonhos.

2. Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. A pessoa avarenta é mesquinha, isto é, não gosta de compartilhar o que tem e faz de tudo para ter sempre mais.

Continuar lendo É bom ter ambição?