Quando a altura uterina é maior que o normal?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Altura uterina maior que o ideal. Pode acontecer por alguns motivos, entre eles um bebê maior do que o esperado, miomas uterinos, gravidez gemelar e até mesmo diabetes gestacional. A maioria dos casos de altura uterina maior é de uma gravidez com bebês altos e gordinhos, porém a maioria não traz maiores problemas3.

A avaliação da altura uterina é realizada com fita métrica flexível. Consiste da medida da distância da borda superior da sínfise púbica até o fundo do útero, estando a mulher em decúbito dorsal, com a finalidade de observar o crescimento fetal que é normalmente 4 cm por mês (REZENDE, 2005).

A altura uterina é a medição do crescimento do bebê por meio de uma fita métrica para verificar se o crescimento está adequado à idade gestacional. Esse exame costuma ser feito pelo obstetra a partir da metade da gravidez e tem como objetivo principal identificar o tamanho do bebê, o ritmo do crescimento e a posição.

Durante o período fértil, o colo do útero tende a ficar mais alto, mais macio e com a abertura maior. Essa mudança acontece para facilitar a fecundação. Ele também fica mais úmido, devido à produção do muco cervical.

O seu corpo na 37ª semana de gravidez: O seu útero cresceu e neste momento mede entre 30 e 35 cm de altura desde a sua sínfise púbica.

O porte físico da gestante influencia muito no tamanho da barriga durante a gestação. O tipo de alimentação que ela leva, o peso antes da gravidez, tudo isso vai influenciar no crescimento da barriga. Até mesmo o tamanho do seu quadril pode dizer muito sobre o tamanho da barriga.

Além desses exames, durante as consultas do pré-natal é medido o tamanho da barriga da mulher, que a cada semana deverá aumentar 1 cm até o 8º mês (32ª semana), quando terá aproximadamente 32 cm.

Localizado entre a bexiga urinária e o reto, o útero pode variar de tamanho e forma, de acordo com a idade, número de filhos e a estimulação hormonal. Em uma mulher adulta, seu volume normal tem em média de 50 cc a 90cc.

Estar acima do percentil 90 para a idade gestacional significa que 90% da população normal tem peso menor do que o do feto em questão; ou seja, não é comum termos um feto com tanto peso.

Em torno da 20ª semana de gestação, no ápice do crescimento intrauterino, o feto chega a crescer 10 cm a cada 4 semanas. O pico da velocidade de ganho ponderal é atingido por volta da 30ª a 32ª semana de gestação, quando o feto pode ganhar até 1 kg a cada 4 semanas.

No início da 29ª semana, o bebê tem aproximadamente 26 centímetros, e 1250 gramas; e encerra o oitavo mês com cerca de 43 centímetros e 1820 gramas.

As principais causas de aumento uterino são: a presença de adenomiose, miomas e tumores. No entanto, é importante saber que devido às condições normais, o tamanho do útero pode variar ao longo da vida da mulher.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

Comece a contar quantas contrações você está sentindo nesse período. Caso você tenha notado a ocorrência de duas ou mais contrações em 10 minutos e cada uma durou, em média, de 20 a 60 segundos, já é hora do seu filho nascer!

A partir de 37 semanas a gestante deve ser acompanhada com maior frequência, principalmente se houver fatores de risco associados. A indução é indicada quando a gestação se estender além das 41 semanas e 6 dias ou houver alguma razão para antecipar o nascimento como diabetes ou hipertensão.

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

Quando a barriga começa a aparecer na gravidez, o corpo da mulher já tem algumas características como seios maiores, rosto mais inchado pela progesterona, e ganho de peso inicial. Porém, na fase muito inicial da gestação, a barriga maior pode ser mais por inchaço hormonal do que por causa do bebê propriamente.

Seu médico provavelmente começará a medir a altura do fundo durante o sétimo mês de gravidez. Esta é a distância entre o osso púbico e o topo do útero. É medido em centímetros e corresponde ao número de semanas em que você está. Portanto, se você estiver com 28 semanas, a altura uterina será de aproximadamente 28 cm.

O sétimo mês vai da semana 28 à semana 32. Ao final dessa fase, o bebê terá cerca de 2 kg e em torno de 40 cm — seu corpo está concluindo os passos finais do desenvolvimento, mas o crescimento continua até o parto.