Quando a Alemanha traiu a Rússia?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Utilizando 134 divisões com força de combate total e mais 73 divisões implantadas atrás da linha de guerra, as forças alemãs invadiram a União Soviética em 22 de junho de 1941. A invasão começou menos de dois anos após o pacto germano-soviético ter sido assinado.

O fim da guerra ocorreu após a Batalha de Berlim, último capítulo da ofensiva soviética contra as forças alemãs. A batalha teve início em abril, com a arremetida aos países ocupados pelos nazistas, e depois se deslocou até a capital alemã.

A tentativa de conquistá-la começou em 23 de agosto de 1942. Foram 5 meses, 1 semana e 3 dias na mais sangrenta batalha da história. Homem a homem, as tropas combatiam dentro da cidade. Ao todo, 2 milhões de militares foram mortos — cerca de 650 mil pelo lado alemão e 1,350 milhões pelo lado soviético.

O general inverno russo inutilizou uma parte do armamento alemão, enquanto os soldados não tinham roupas adequadas para temperaturas siberianas: como Hitler pensava que a ofensiva seria questão de semanas, não pensou em equipamento especial para o frio, equipamento que os soldados soviéticos possuíam.

A Rússia é um importante parceiro comercial da Alemanha. É a sétima maior fonte de importações alemãs e o 11º maior mercado de exportação de bens e serviços alemães. O comércio total entre os dois países ultrapassou 76 milhões de euros em 2013.

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos Aliados, após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas. Até 1937, o Brasil mantinha relações cordiais com a Alemanha, condição rompida no ano seguinte.

A união entre a antiga URSS, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos mudou os rumos da Guerra, levando à derrota alemã em maio de 1945.

O acordo é popularmente conhecido como Pacto Molotov-Ribbentrop. É também conhecido como Pacto Nazi-Soviético ou Pacto Hitler-Stalin. O tratado diplomático incluía um pacto de não-agressão com duração de dez anos entre a Alemanha e a União Soviética.

A principal causa da divisão da Alemanha foi o fim da Segunda Guerra e os resultados obtidos com esse conflito. O objetivo inicial era fazer a partilha do território e utilizá-lo para reaquecer a economia da Europa, fortemente afetada pelos gastos da guerra e suas perdas humanas.

O epicentro da queda da URSS foram as tentativas de reforma do sistema empreendidas por Mikhail Gorbachev, que fora eleito presidente e secretário-geral do Partido Comunista Soviético em 1985. Gorbachev procurou renovar o comunismo por meio das medidas intituladas “Perestroika” e “Glasnost”.

Aliados

Este artigo foi útil? Os Aliados foram os países vencedores da Segunda Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial assumiu proporções muito maiores do que a Primeira Guerra Mundial.

Antes da invasão russa, o governo alemão se posicionou contra entregar armas à Ucrânia. Por causa dos crimes nazistas contra a Rússia, a Alemanha não queria doar armamentos que seriam usados contra os russos.

A batalha de Moscou teve início em outubro de 1941 e fim em janeiro de 1942. Com o descumprimento do Pacto Ribbentrop-Molotov, pela Alemanha, que assegurava a não-agressão, os alemães dão início a sua operação Barbarossa que tinha como objetivo dominar Moscou.

A decisão da Alemanha ocorreu após semanas de pressão ocidental, encerrando um período de deliberações em Berlim que frustrou seus aliados e causou exasperação em Kiev. Autoridades alemãs encerraram uma cúpula da Otan na última sexta-feira sem acordo para enviar tanques.

“The Man in the High Castle”: distopia retrata como seria se os países do Eixo tivessem vencido a Segunda Guerra. Como seria o mundo hoje se os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) tivessem ganhado a Segunda Guerra Mundial?

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

Após 1945, com a Alemanha derrotada nos dois conflitos mundiais, e com isso o país acabou sendo dividido em duas partes: uma ocidental e outra oriental.

Na aparição de 13 de julho de 1917, em Fátima, Portugal, Nossa Senhora pediu que a Rússia fosse consagrada ao seu Imaculado Coração, afirmando que, se este pedido não fosse atendido, o país espalharia “seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja.