Quando a água vira vapor?

Perguntado por: etaveira5 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A água passa para o estado de vapor por causa do calor do ambiente, mas em um processo bastante demorado. Chamamos de ebulição a vaporização que ocorre com uma velocidade maior do que a evaporação e por meio de uma fonte alternativa de calor, isto é, que não seja o ambiente, como a chama do fogão.

Ciclo da Água na Natureza
Neste momento, ocorre o processo de Condensação, ou seja, a transformação do estado gasoso da água para seu estado líquido, sendo as nuvens, as gotículas de água líquida suspensas no ar.

A evaporação dá-se quando as partículas de uma determinada substância passam do estado líquido ao estado gasoso. Para que isso aconteça é necessária energia: no caso da água, quando mais depressa a aquecermos, mais depressa ela evapora. Este processo está ligado à criação de nuvens, chuva e neve.

A evaporação ocorre quando um líquido é aquecido através da ação do Sol ou de outro fator como, por exemplo, o aquecimento de água num fogão doméstico. Ao atingir determinada temperatura, que varia de acordo com o líquido, ocorre a transformação em vapor de água.

Vaporização é a transformação física do estado líquido para o estado gasoso. Distinta das etapas dos outros estados, o vapor não apresenta volume constante. Ele assume, portanto, a forma do recipiente no qual está acondicionado e as mudanças de temperatura geram grandes variações de seu volume e pressão.

Observação: o vapor de água é composto por moléculas de água, que não são visíveis a olho nu. Entretanto, após percorrerem alguns centímetros, essas moléculas perdem calor para o ar, condensando-se em pequenas gotas. Essas gotículas refletem a luz, dando uma aparência de névoa, que pode ser facilmente vista.

Porém, existem três tipos de vaporização, que são: evaporação, ebulição e calefação.

A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso. Assim, o ciclo da água corresponde ao movimento da água da natureza e, portanto, apresenta os processos de transformação da água.

Ebulição, Evaporação e Calefação são os três processos de vaporização, que é a passagem do estado físico para o gasoso. A ebulição é a mudança de estado rápida, e é marcada pela formação de pequenas bolhas na superfície do líquido. A calefação é a passagem mais rápida dos três processos.

Resumo do ciclo da água
A energia solar aciona o ciclo da água, promovendo a evaporação da água; O vapor de água atinge camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando as nuvens; A água retorna à superfície terrestre caindo na forma de chuva, neve ou granizo.

Entre causas externas e internas que atuam na evaporação da água estão a temperatura do ar, a umidade do ar, a velocidade de deslocamento da massa de ar advectiva, radiação solar (intensidade e duração) e natureza da superfície evaporante.

Para a água passar do estado líquido para o estado gasoso, precisamos fornecer calor. Seja do fogão ou do sol, o calor faz com que as moléculas no líquido se agitem. Quanto mais calor, mais agitação e mais moléculas vão para o vapor.

Quando um líquido é aquecido, sua pressão de vapor aumenta até ficar igual à pressão do gás. Com isso, formam-se bolhas de líquido vaporizado (gás) que sobem para a superfície da panela, onde elas estouram e liberam o gás. Para formar vapor as moléculas do líquido superam as forças de atração entre elas.

A água evapora de rios e lagos e volta para o céu (atmosfera), depois cai sobre a terra em forma de chuva, é interceptada pelas folhas das árvores que posteriormente irão fazer o processo de evapotranspiração, infiltra para o subsolo, escoa e abastece rios, lagos e mares.

As principais etapas do ciclo da água são: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração. Além disso, a sublimação também pode ocorrer em alguns casos.

Um outro exemplo muito comum do processo de evaporação é quando as roupas molhadas são estendidas para secar. O preparo de um chá ou café também passam por esse mecanismo no momento em que o líquido ferve e ocorre o processo de ebulição.

Quando a água passa de um estado físico para outro, dizemos que ocorreu uma mudança de estado. Essa mudança ocorre devido a variações na temperatura ou na pressão em valores específicos. A água, por exemplo, passa do estado sólido para o líquido à 0 ºC a uma pressão de 1 atm.