Quando a água da piscina está verde o pH está alto ou baixo?

Perguntado por: lzaganelli9 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Sua escala varia de 0,0 a 14,0. Em piscinas, o pH deve ser mantido entre 7,2 e 7,6. Normalmente quando a água está esverdeada, em quase 90% dos casos é por que PH está muito baixo.

Adicione o algicida de choque na piscina, seguindo as instruções na embalagem do fabricante, e deixe ele agir para matar as algas. Utilize um clarificante, para fazer com que todo aquele verde decante. Assim, toda sujeira que está deixando sua água “feia” vai para o fundo.

Com o pH baixo, as partes metálicas da piscina podem sofrer uma corrosão intensa, danificando os equipamentos; Ainda com o pH baixo, a água da piscina estará mais alcalina, o que compromete a eficácia dos produtos de desinfestação, deixando a água mais turva e gerando problemas de limpeza.

pH alto. O pH alto (maior do 7.4) é o resultado da alteração, para mais, da alcalinidade. Assim, isso pode causar problemas de saúde dos banhistas, como irritação nos olhos e coceira na pele. Além disso, a ação do cloro é reduzida, levando ao surgimento da turbidez pela proliferação de algas.

Quando ocorre a exposição à luz, as algas, microrganismos existentes na água mineral, que é retirada direto da fonte, realizam a fotossíntese. Ao realizar esse processo, as algas liberam clorofila, que é o ativo responsável pela coloração verde na água. É por essa razão que a água fica esverdeada.

Realize o procedimento de supercloração
Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

A água esverdeada não decanta
Um indício de piscina suja é quando a água fica esverdeada, consequência da proliferação de algas. Esse problema se resolve com o decantador, que fará as algas descerem ao fundo.

cloro

O cloro é o desinfetante residual mais utilizado no tratamento da água da piscina. Embora existam outros agentes químicos cuja função é a mesma, o baixo custo e facilidade de manuseio do cloro são insuperáveis.

Como corrigir o pH da piscina?

  1. para reduzir: se o nível de pH for elevado é necessário usar um ácido para diminuí-lo. Pode ser o ácido clorídrico ou o bissulfato de sódio em pó;
  2. para aumentar: nesse caso, para elevar o pH baixo é essencial o uso de uma base, como o carbonato de sódio.

Ácido sulfúrico: O ácido sulfúrico também é um produto químico usado para diminuir o pH da água da piscina. No entanto, é ainda mais corrosivo do que o ácido muriático e deve ser manuseado com extremo cuidado. Dióxido de carbono (CO2): O dióxido de carbono pode ser injetado na água da piscina para diminuir o pH.

E caso você esteja se perguntando: mas afinal, qual é a cor verde piscina? Pois bem, o verde piscina é aquela cor bem parecida com o verde água, ou seja, um verde com fundo azulado cheio de vida que nos remete à natureza e por isso traz sensação de conforto, alegria e saúde.

O desajuste da alcalinidade dificulta o ajuste do pH. Por isso, quando necessário, primeiro deve-se ajustar a alcalinidade para, depois, acertar o nível de pH.

Caso o pH esteja baixo, os banhistas sofrerão com irritações nos olhos, pele e mucosas e as partes metálicas dos equipamentos da piscina serão danificados devido ao processo de corrosão da água.

O pH ácido provoca sintomas como falta de ar, palpitações, vômitos, sonolência. e desorientação. No casos mais graves, pode ainda provocar a morte, se não for tratado adequadamente.