Qual zoológico no Brasil tem urso?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Aquário de São Paulo

Ursos no Aquário de São Paulo.

Ney foi o primeiro urso-de-óculos a morar no Zoológico de Brasília. O foco da vinda dele para a capital era a reprodução da espécie. Em 2021, a ursa-de-óculos Liz chegou à capital para ser parceira de procriação de Ney.

São encontrados na Sibéria, Alasca, norte do México, Himalaia e norte da África. Como existem várias subespécies (mais de 90), peso e tamanho podem variar bastante. O maior deles, o urso-de-kodiak (Ursus arctos middendorffi) pode ter até três metros, e atingir 800 quilos.

Localizada no Canadá, no Estado de Manitoba, Churchiil tem 900 moradores e abriga cerca de mil ursos.

No Brasil é praticamente impossível ter um urso como animal de estimação, mas a vontade que muitas pessoas têm de possuir um é muito grande. Nós ainda temos a visão de bichinhos fofinhos de pelúcia, mas não é bem assim.

Mas está no Rio desde 2009. Os ursos-de-óculos habitam lugares quentes. Com isso, o Rio é a "praia" de Balu.

Zoológico de Pequim

Fundado em 1906, o Zoológico de Pequim tem mais de 14.500 animais, com 450 espécies terrestres e mais de 500 tipos de bichos marinhos. O parque cobre uma área de 89 hectares e é conhecido principalmente por sua coleção de animais raros endêmicos da China, incluindo pandas gigantes, a principal atração local.

Páprica chegou ao zoológico em novembro de 2021, em meio a um plano para reprodução. Ela desde então foi considerada como um parceira em potencial para o panda vermelho Suva. O status de conservação dos pandas vermelhos foi elevado a “ameaçado de extinção” pela União Internacional para Conservação e Natureza em 2015.

Urso-pardo (Ursus arctos)
O urso-pardo apresenta grande distribuição, habitando desde regiões do Ártico a regiões de florestas tropicais temperadas.

Com mais de 50 anos, o elefante Sandro vive em um recinto do Zoológico de Sorocaba (SP) desde 1982. A transferência do animal ao Santuário de Elefantes Brasil, na Chapada dos Guimarães (MT), está sendo planejada pela prefeitura, mas ainda não há previsão para ocorrer.

Existem oito espécies diferentes de ursos: ursos negros norte-americanos, ursos marrons, ursos polares, ursos negros asiáticos, ursos andinos, ursos panda, ursos-preguiça e ursos-do-sol. Cada uma dessas espécies é reconhecível por seu tamanho, marcas e características distintas.

O urso-negro-asiático é considerado o mais raro e ameaçado de extinção entre as espécies de urso.

Urso-pardo

Urso-pardo
Com um corpo de 400 a 700 kg e com até 3 m de altura, esse animal consegue levantar mais de 500 kg. Aliado ao seu olfato aguçado e à audição excelente, essa força ajuda a espécie a caçar e a sobreviver na natureza.

O urso-negro (Ursus americanus), também conhecido como baribal, é um urso norte-americano, encontrado do Alasca ao Norte do México. Alcança 2,20 m de comprimento, 1,10 m de altura na cernelha e 360 kg de peso. O urso negro geralmente vive cerca de 15 anos, mas alguns podem alcançar até 40 anos.

Winnie, a ursinha Pooh - A verdadeira história do ursinho mais famoso do mundo.

círculo polar Ártico

O urso polar é encontrado no círculo polar Ártico e áreas continentais adjacentes. Sua área de distribuição inclui o território de cinco países: Canadá (o lar de cerca de 60% dos ursos polares do mundo), os EUA (Alaska), Groenlândia, Rússia e Noruega.

O Leão-marinho-do-sul é predominante nas colônias do Refúgio da Vida Silvestre da Ilha dos Lobos na cidade de Torres e no Molhe Leste em São José do Norte (ambas cidades do litoral gaúcho). Sua dieta é baseada em peixes, crustáceos, polvos e lulas.

No Brasil, criar espécimes da fauna silvestre sem a devida autorização de autoridades competentes é crime ambiental, conforme o Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais. Claro que não possuir animais selvagens em casa é também uma questão de bem-estar animal.

Pandas-vermelhos são animais onívoros, entretanto mais de 90% da sua dieta é composta de bambu. O panda-vermelho é encontrado atualmente no Butão, China, Índia, Mianmar e Nepal. Está classificado como em perigo de extinção pela IUCN.