Qual Ype mais raro?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

ipê verde

Entre as 566 espécies de diferentes gêneros floríferos em Belo Horizonte, está o incomum ipê verde.

Existem várias espécies de ipês (todos da família Bignoniaceae) como o ipê-rosa, ipê-amarelo, ipê-roxo-de-bola, e a que tem a floração mais tardia é o ipê-branco. Ipê, em tupi-guarani, significa "árvore de casca grossa", ou "árvore cascuda".

Quais são os tipos de Ipês?

  • Ipê Amarelo.
  • Ipê Branco.
  • Ipê Rosa.
  • Ipê Roxo.

Handroanthus chrysotrichus

Handroanthus chrysotrichus (Tabebuia chrysotricha)
Handroanthus chrysotrichus é o ipê que fica mais "baixo", chegando a 10 m quando cultivado e até 20 m de altura na floresta. Pit explica que essa espécie é uma das mais usadas em projetos de urbanização, por seu pequeno porte e pela floração exuberante.

Suas flores possuem forma de funil, como se fossem uma cornetinha, podem ser elas amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco.

Endereços de IP que não funcionam na internet são tecnicamente chamados de "privados", mas muitos usuários se referem a eles como "IPs falsos" – são "falsos" no sentido de que a internet verá apenas da central de acesso, que é "público".

1.1.1.1 (CloudFlare)
O serviço se destaca como o provedor DNS mais rápido do mundo, segundo o site de monitoramento de desempenho DNS Performance. Usuários de Android e iOS podem recorrer ao app da empresa que facilita a configuração em smartphones.

Já a espécie mais rara é o ipê verde, que tem apenas 24 unidades na capital.

O mais raro dos ipês
Entre as 566 espécies de diferentes gêneros floríferos em Belo Horizonte, está o incomum ipê verde.

Considerada “a flor nacional”, com florada exuberante e bela, muito utilizada no paisagismo, o Ipê amarelo, localizado na Avenida Contorno, vizinho do Parque Mutirama, poderá ser tombado como patrimônio goiano. A espécie tem cerca de 70 anos e é considerada a mais velha e frondosa da capital.

O Ipê-Preto (Zeyheria tuberculosa) também é conhecido como bolsa-de-pastor, camaruçu, bucho-de-boi, ipê-bóia, ipê-cabeludo, ipê-cumbuca, ipê-felúdo, ipê-una, velame-do-mato e saco-de-carneiro. É chamado de ipê, mas não faz parte do gênero Tabebuia. É uma espécie de planta da família Bignoniaceae.

Em geral, o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, podendo esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada.

12 dias

A germinação ocorre no decorrer de 10 a 12 dias e o desenvolvimento das mudas é rá- pido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado, alcançando aproximadamente 3 metros em 2 anos.

Ipê-amarelo é casa de aves
O ipê-amarelo, que tem cerca de 80 anos, é a grande atração no terreno. Além de belo, o ipê serve de abrigo a várias aves.

E elas, sim, possuem tonalidade arroxeada-azulada. Por isso, quando algumas pessoas dizem que viram um ipê-roxo ou azul, na maioria das vezes estão se referindo aos jacarandás muito presentes em nossos caminhos.

Ou seja, pela ordem elas são as primeiras a florir, depois as flores amarelas e por último o ipê branco, considerado mais raro, assim como o bicolor e o ipê verde. No entanto, mesmo havendo períodos distintos para as floradas, nem sempre é uma regra.

O ipê gosta de luz e calor, por isso precisa estar em um local com grande incidência de sol. A árvore precisa de solo úmido, profundo e com boa drenagem. A irrigação deve ser moderada, pois, caso haja excesso de água, as raízes podem apodrecer.