Qual XRE não trinca o cabeçote?

Perguntado por: ibelchior . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Contudo, a Honda garante que a XRE 300 não trinca mais o cabeçote desde os exemplares de 2016.

Adventure vem com um visual mais elaborado, com pintura cinza-fosco e detalhes em bege e faixas em dourado. Assim como a versão Rally, a Adventure também exibe a cilindrada, mas em tamanho maior.

Quanto tempo dura a relação da XRE 300? Com todos os cuidados necessários, o sistema pode durar até 40.000 km ou mais.

Cabeçote Xre 300 2009 2010 2011 2012 Modelo Novo Vela Fina.

Ao contrário do que foi veiculado em algumas mídia, a XRE 300 não saiu de linha. O que aconteceu, segundo a marca, foi uma "interrupção no fornecimento" causada por "impactos não previstos na cadeia de produção".

O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:

  1. Indicação de alta temperatura no painel;
  2. Fumaça excessiva nos canos de escape;
  3. Redução rápida da água do radiador;
  4. Velas de ignição úmidas;
  5. Falhas no motor.

As trincas podem provocar vazamentos e outras falhas que comprometem o desempenho e até mesmo a segurança do mecanismo. Portanto, a realização do teste de trinca contribui para a manutenção do veículo em suas devidas condições de funcionamento.

Em decorrência de impactos não previstos em nossa cadeia de suprimentos, teremos uma interrupção no fornecimento da XRE 300 a partir de abril. Por enquanto, não há previsão de retorno”. Ainda não há uma real confirmação do fim da Honda XRE 300, nem detalhes de como será o novo modelo registrado no país.

136 km/h

A XRE está longe de ser uma moto voltada ao desempenho, é uma trail, versátil, confortável. Na nossa mão, teve velocidade máxima de 136 km/h (no painel).

Sua velocidade máxima beira os 130 km/h. Já em relação ao consumo, a Honda XRE 300 entrega médias que variam de 25 km/l a 28 km/l quando abastecida com gasolina.

A principal concorrente da nova Honda XRE 300 Sahara é a Yamaha XTZ 250 Lander. A moto inclusive chegou a superar a antiga XRE 300 em vendas no fim de 2022. A Lander tem um preço sugerido de R$ 23.990, fora frete e seguro.

Motor tem um sistema de arrefecimento prematuro, seu motor acaba super aquecendo, o que leva a uma queima e consumo maior de combustível, uma possível trinca do Cabeçote, uma falta de conforto quando está pilotando por algumas horas por esquenta muito as pernas da pessoa que está pilotando!

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.

No geral, 100 mil km percorridos é um excelente índice. Chegando a essa contagem, é importante considerar a retifica do motor.

A causa mais comum de danos severos ao cabeçote é quebra da correia dentada que aciona o comando de válvulas. Quando se rompe, tira de sincronismo a abertura e o fechamento das válvulas.

Contatada pelo Motor1.com Brasil, a Honda Motos do Brasil confirmou a indisponibilidade da moto e declarou que "Em decorrência de impactos não previstos em nossa cadeia de suprimentos, teremos uma interrupção no fornecimento da XRE 300 a partir de abril. Por enquanto, não há previsão de retorno".