Qual xarope é bom para tirar o catarro do nariz?

Perguntado por: lassuncao . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Fluimucil® em geral, pode ser administrado junto com outros medicamentos vasoconstritores comumente utilizados.

Fluimucil

Fluimucil é um medicamento expectorante que ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, melhorando a respiração. Ou seja, o xarope atua modificando as características do catarro, reduzindo sua consistência e elasticidade, tornando o muco mais fluido, facilitando a sua eliminação das vias respiratórias.

Primeiramente, corte as cenouras em rodelas finas e coloque-as em um recipiente. Em seguida, sobre as cenouras, acrescente o açúcar, o limão, o mel e o gengibre. Deixe repousando por pelo menos 2 horas até que a cenoura elimine o suco natural. Por fim, coe a mistura e transfira o xarope para um recipiente de vidro.

Além da lavagem do nariz com água salgada morna, inalação de vapor, beber pelo menos dois litros de água e consumir vitamina C, você pode tomar uma mistura feita de água com vinagre de maçã para desentupir o nariz. O vinagre atua como um antibiótico natural, ajuda a afinar o muco e desobstruir o nariz.

Importância de colocar o catarro para fora
Contudo, engoli-lo em excesso não é recomendado, pois assim ele irá demorar mais a sair do corpo. Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo.

Se houver muito sangue no catarro, é sinal de pode haver um problema mais grave, como tuberculose, pneumonia ou até mesmo câncer de pulmão, fatores que exigem a busca por atendimento médico com urgência.

Xarope de agrião e abacaxi
O xarope de agrião e abacaxi é um excelente expectorante natural pois contém bromelina, e flavonoides, com propriedades expectorantes e descongestionantes que soltar o catarro e aliviar a tosse.

O catarro é formado principalmente pelo muco nasal e pelas glândulas mucosas na região dos brônquios.

Indicação: Acebrofilina é indicado para o tratamento da obstrução dos brônquios, controle e a regulação do muco (catarro) das vias respiratórias e a expectoração do muco das vias respiratórias (eliminação do catarro).

O Expec é um medicamento antitussígeno e antialérgico que auxilia a combater a tosse irritativa, não produtiva, espasmódica e seca.

O Koide D é um medicamento usado para a prevenção e tratamento de alergias, incluindo rinite alérgica, dermatite, asma brônquica grave ou outras. Ele é assim recomendado por em sua composição possuir maleato de dexclorfeniramina e betametasona, onde atuam como antialérgicos e anti-inflamatórios.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

chá de hortelã

Os chás expectorantes mais indicados são: chá de hortelã, chá de guaco, chá de melhoral (ou anador), chá de eucalipto e chá de sabugueiro.

Chá de canela: com as propriedades antibacterianas da canela, este chá é ótimo para ajudar contra a tosse seca e com expetoração. Dica: Junte ao chá umas gotas de limão e mel (se também tiver, pode colocar também cravo da Índia). Estes ingredientes vão impulsionar as propriedades da canela.

Como usar?

  1. Coloque a ponta do Vick Inalador em uma narina, mas deixe ele na vertical.
  2. Depois, tampe a outra narina e aspire os vapores medicinais.
  3. Se for necessário, faça nas duas narinas.

O nariz pode ficar entupido à noite na hora de dormir devido a uma combinação de fatores, incluindo mudanças na posição do corpo, mudanças na pressão do ar e mudanças nas vias respiratórias.

No caso de alergias respiratórias, estamos falando de poeira, mofo, ácaros, pólen, fumaça de cigarro, poluição e outros gatilhos similares; Rinite, Sinusite e outras inflamações: por fim, podemos destacar inflamações localizadas, como é o caso da sinusite, que inflama as fossas nasais e acaba deixando o nariz entupido.

Por outro lado, o excesso de muco nasal também pode ser um dos sintomas em doenças respiratórias diversas, como rinite, sinusite, bronquite, pneumonia, gripe e muitos outros. Nessa situação, é comum que venha acompanhado de congestão nasal pela inflamação dos vasos sanguíneos, coriza, espirros e tosse.