Qual vômito e preocupante?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

O vômito que ocorre de maneira violenta, no qual o fluxo é lançado a uma grande distância da boca, chamado de vômito em jato, é preocupante e o médico deve ser procurado imediatamente.

Os vômitos são chamados precoces, quando ocorrem minutos após a ingestão de alimentos, e tardios, quando surgem duas a três horas depois. Quanto à sua duração, podem ser agudos, crônicos ou recorrentes.

Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.

Em geral, no paciente previamente saudável, com recuperação de seu estado nauseoso, pode e deve repousar. Caso vomitos persistentes ou outras doenças já estabelecidas, procure seu médico assistente para cuidados preventivos quanto a possíveis complicações do sintoma.

Existem medicamentos que ajudam a controlar vômitos e enjoo, mas a sua indicação depende principalmente da gravidade dos vômitos e da idade da criança.
...
Remédios que são comumente utilizados incluem:

  • Ondansetrona;
  • Bromoprida;
  • Metoclopramida;
  • Prometazina.

Problemas gastrointestinais
Alguns problemas gastrointestinais, como a gastrite, gastroenterite, refluxo e pancreatite, por exemplo, podem causar, dentre outros sintomas, mal-estar, sensação de queimação e ânsia de vômito, que normalmente aparece logo após as refeições, gerando bastante desconforto.

A cor do vômito também pode indicar o estado de saúde da pessoa, podendo estar amarelo ou verde no caso de gripes ou até mesmo jejum, ou preto quando há doenças digestivas graves que levam ao sangramento em órgãos do sistema digestivo e resulta na liberação de sangue pela boca.

Experimente tomar uma sopa de legumes ou canja de galinha (pegue leve nos temperos e não consuma muito quente), beba isotônicos, água mineral, água de coco, soro caseiro e até mesmo gelatina para ajudar o seu organismo a se manter hidratado e repor o líquido perdido com os vômitos.

O vômito agudo é um exemplo, pois está entre os sintomas de doenças como a gastrite aguda. No caso desta última, a origem desse distúrbio pode ser múltipla: digestão deficiente ou ingestão de qualquer substância tóxica, por exemplo.

A posição deve ser confortável e você precisa fazer o possível para ficar imóvel; não deite, principalmente se comeu há pouco tempo. Respire de maneira lenta e profundamente, imaginando que está em um lugar calmo e tranquilo.

DRAMIN é indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos em geral, incluindo os vômitos e enjoos da gravidez, no pré e pós-operatórios e após tratamento com radioterapia; na prevenção e tratamento de tonturas, enjoos e vômitos causados por movimentos durante as viagens (avião, barco, ônibus, ...

Vomitar é expulsar conteúdo do estômago para o exterior, através da boca. Provoca principalmente perda de líquidos e sais minerais do organismo e, por isso, pode provocar desidratação. Geralmente os vómitos são precedidos de enjoo, ou náuseas, ou seja, da sensação que se quer vomitar.

Se você estiver vomitando muito, o melhor é tomar apenas pequenos goles freqüentes de líquidos claros. Beber muito de uma só vez pode causar mais vômito. Líquidos claros que você pode beber são água, chá claros, água de côco e bebidas esportivas.

Porém, se o vômito acontecer após 30 minutos de ingestão do remédio, não se deve fazer uma nova medicação, porque o tempo foi suficiente para o organismo absorver o medicamento.

O vômito é uma das formas do corpo humano mostrar que algo não vai bem em seu funcionamento. É também um mecanismo de defesa, controlado pelo cérebro, que expulsa algo que incomoda o organismo.

Existem muitas razões pelas quais uma criança pode vomitar. Se a quantidade é pequena e o bebê está OK, pode ser simplesmente porque a criança tem comido demais e vomita o que é ingerido em excesso. Vômitos podem ocorrer em casos de indigestão, acompanhada muitas vezes com diarreia.

Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência. Isso porque elas possuem uma consistência agradável, mesmo para quem está nauseado, além de um sabor adocicado e crocante, que são características ideais para o paladar de pessoas com enjoo.

Por precaução, é melhor evitar consumir esses produtos por pelo menos 24 a 48 horas depois de parar de vomitar. Se tiver intolerância à lactose ou alguma sensibilidade a produtos lácteos, também é importante evitar qualquer um desses produtos até ter passado 24 horas sem vomitar.

No caso de crianças maiores, você pode dar algum alimento sólido leve se ela quiser (bolacha simples, arroz com frango, canja). No caso de o vômito não parar com essas medidas, fale com o pediatra. Dependendo do caso, ele pode receitar medicamentos que podem ser administrados na forma de supositórios.

Para prevenir a desidratação provocada pela diarreia, vômitos e febre é necessário ingerir por dia pelo menos 2 litros de água ou soro caseiro, bebendo em pequenos goles. Além disso, os chás, principalmente o de gengibre e o de pêssego sem açúcar, ajudam a combater mais facilmente os enjoos e hidratam o organismo.

Durante a dor de estômago é recomendado preferir alimentos de fácil digestão, como legumes cozidos, frutas cozidas e sopas. Além disso, alguns remédios caseiros, como suco de batata crua, chá de camomila e de boldo também são boas opções naturais, porque têm ação calmante que ajuda a aliviar a dor de estômago.