Qual voltagem é mais segura?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Qual voltagem no Brasil é mais segura? A tensão de 127 V é mais segura em caso de acidentes com pessoas. Isso porque o choque provocado pela voltagem de 220 V é duas vezes mais forte. No corpo humano, quanto maior a tensão, maior a corrente elétrica e, com aparelhos elétricos, acontece o contrário.

A principal diferença entre as duas voltagens mais comuns no mundo é a corrente de energia. Em 220V, uma corrente menor é necessária, podendo ter fios mais finos. Já a 110V, agora 127V, utiliza um fluxo maior de corrente. No fim, o consumo é medido em kilowatts hora.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

A vítima sofre parada cardiorrespiratória e se não for socorrida a tempo, pode morrer em poucos minutos.

Ligando aparelhos 110V em tomadas 220V
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

A rede de 220V dá um choque muito mais forte, podendo, até mesmo, matar uma pessoa. Um choque de 127V, por sua vez, pode ser mais perigoso em decorrência do risco de se ficar grudado ao fio, o que não ocorre no choque de 220V.

A sensação de choque elétrico surge com correntes elétricas de intensidade superior a 1 mA. Com correntes superiores a 10 mA, os músculos contraem-se, o que dificulta, por exemplo, o pulo (salto). Correntes próximas de 20 mA tornam a respiração mais difícil, a qual pode cessar com correntes que chegam a 80 mA.

Se forem pontos em áreas superficiais de pele seca, a voltagem necessária para causar danos pode ser maior que 100 V. Mas se estivermos com a pele molhada, 20 V já podem ser perigosos. Eu já vi um aluno levar choque com apenas 10 V.

A tensão de 220V, por sua vez, tem a vantagem de ser muito mais prática para itens de aquecimento. Ou seja, é muito mais precisa para itens como chuveiros, aquecedores, etc. Aliás, por isso que é a mais usada em chuveiros. Em contrapartida, a grande desvantagem está na questão da segurança.

Se você busca uma maior segurança ao fazer uma instalação elétrica, a melhor opção a se escolher é a tensão 110 volts. A razão desta escolha pode ser ilustrada da seguinte maneira: Se alguém acidentalmente levar um choque em uma tomada com voltagem 220, suportará uma tensão duas vezes maior que em uma 110.

Não queima nem danifica instantaneamente, mas não é bom — pode aquecer demais e trazer algum desgaste mecânico excessivo, a longo prazo. Se motor, o aparelho não vai partir e puxará até 8 vezes a corrente nominal ( que só se reduz quando o motor entra em rotação).

Passo 1. O que faz um aparelho queimar ou causar algum dano, é quando uma quantidade de corrente grande passe por ele. Se eu ligo um aparelho de 220 V em uma tomada de 110 V, eu forneço menos voltagem. Logo, a corrente que passa pelo aparelho será menor, sendo assim menos perigoso.

Você pode conectar em uma fonte 220v ou Bívolt de sua preferência. O carregador é bom. As pilhas são regulares.

110V

Os especialistas defendem que não há problema em ter a instalação de iluminação e tomadas de uso geral em 110V e alguns produtos em 220V, mas é essencial conhecer a voltagem de cada parte da casa. Um equipamento 110V vai sofrer um curto-circuito se ligado em 220V e queimar.

Não sofremos choque elétrico porque a tensão elétrica em uma bateria ou pilha é relativamente muito baixa, ou seja, como a tensão elétrica é baixa, ela não consegue romper a resistência elétrica do corpo.

Um choque em uma tomada, por exemplo, pode ser leve e geralmente não há motivo para se preocupar.

O limiar de sensação da corrente contínua é da ordem de 5 mA, enquanto na corrente alternada é de 1 mA. A corrente elétrica passa a ser perigosa para o homem a partir de 9 mA, em se tratando de corrente alternada, e, 45 mA para corrente contínua.

Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica. Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão.