Qual vitamina tomar para vitiligo?

Perguntado por: idorneles . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 20 votos

A terapia com altas doses de vitamina D3 pode ser eficaz e segura para pacientes com vitiligo e psoríase. “As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas específicas.

O tratamento é feito com corticoides sistêmicos ou tópicos, imunomoduladores, psoralenicos, fototerapia e transplante de melanócitos em pacientes clinicamente estáveis. A promessa de tratamento futuro são medicações novas chamadas de inibidores da JAK”, conta a dermatologista.

Vitiligo: 5mg normalmente é tomado duas vezes ao dia. Redução da toxicidade associada à terapia com metotrexato para artrite reumatóide (RA) ou psoríase: 1 mg/dia é provavelmente suficiente, mas podem ser utilizados até 5 mg/dia.

Em pacientes com diagnóstico de vitiligo, deve-se evitar os fatores que possam precipitar o aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes. Evitar o uso de roupas apertadas, ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele, e diminuir a exposição ao sol. Controlar o estresse é outra medida bem-vinda.

Os alimentos fontes de Vitamina A são: gema de ovo, queijo e fontes de carotenos presentes na cenoura, abobrinha, moranga, batata doce, manga, melão, mamão, pimentão vermelho, brócolis, vegetais verdes folhosos, agrião, espinafre e etc.

O principal mecanismo que desencadeia o vitiligo é a auto-imunidade. Isto ocorre quando as células de defesa do nosso corpo “atacam” nossos melanócitos (que é onde a substancia que da cor a nossa pele, a melanina, é produzida). Desta forma, nossa imunidade acaba causando as manchas brancas.

Em pacientes com diagnóstico de vitiligo, deve-se evitar os fatores que possam precipitar o aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes. Evitar o uso de roupas apertadas, ou que provoquem atrito ou pressão sobre a pele, e diminuir a exposição ao sol. Controlar o estresse é outra medida bem-vinda.

O vitiligo não tem cura, mas existem tratamentos dermatológicos que ajudam a estabilizar o quadro. Alguns medicamentos podem induzir a repigmentação das áreas afetadas, por exemplo. Fototerapia, laser e técnicas cirúrgicas de transplante de melanócitos também podem ser empregados com bons resultados.

Um dos tratamentos mais indicados para a despigmentação da pele é o de fototerapia por LED. Através da aplicação de luz de comprimento de onda em 660nm (vermelho) ocorre a bioestimulação das células, com o objetivo de acelerar o processo de cicatrização das manchas e inflamações.

A pomada de Mamacadela é indicada para auxiliar na prevenção e no tratamento do Vitiligo, dores e inflamações, sendo capaz de reverter a despigmentação da pele. Além de auxiliar no tratamentos de diversas doenças cutâneas como: psoríase, hanseníase, dermatites e eczemas.

O fenol 88% pode ser considerado uma opção terapêutica no vitiligo generalizado para eliminar áreas residuais de pigmentação normal. É produto barato, prático e geralmente sem complicações em mãos experientes.

Descrição. O Viticromin Sauad 30 Comprimidos é um medicamento de uso oral formulado à base de brosimum gaudichaudii. É indicado para o tratamento de vitiligo e nas discromias. Sua ação esperada é o aumento da pigmentação da pele através da ação fotossensibilizante.

Micropigmentação para vitiligo
Para tal, é utilizado um equipamento chamado de dermógrafo, que aplicam os pigmentos por meio de ponteiras ou agulhas, descartáveis e feitas especificamente para essa técnica, que não é a mesma coisa que a de tatuagens.

Auxilia no tratamento para vitiligo e outras doenças que causam despigmentação; Auxilia no tratamento de gripes, resfriados e bronquite; Ajuda na circulação sanguínea.

Sabe-se, ela explica, que existem "gatilhos" que contribuem para o aparecimento das manchas, como estresse e traumas. — Traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam o vitiligo — diz ela.

Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.

Novos tratamentos
Mais recentemente, o ácido fólico, a vitamina B12 e as vitaminas C e E têm sido usados no vitiligo. Possuem propriedades antioxidantes com base na teoria de que a formação de radicais livres poderia estar relacionada à despigmentação cutânea.

Alimentos ricos em melanina para o cabelo

  • Cenoura.
  • Tomate.
  • Batata-doce.
  • Espinafre.
  • Manga.
  • Laranja.
  • Morango.
  • Acerola.

Em geral, frutas e legumes amarelos e alaranjados e vegetais verde-escuros são ricos em carotenóides: manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha, abóbora/jerimum, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa etc.