Qual vitamina tomar junto com ácido fólico?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Vitamina B12 e ácido fólico (folato) são dois nutrientes utilizados pelo corpo humano para a formação de hemácias no sangue. Possuir uma deficiência destas vitaminas do complexo B acarreta uma redução crônica das células vermelhas, podendo desencadear quadros de anemia.

Sim. Pode-se reduzir a chance de desenvolver deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico através da ingestão de alimentos ricos nas duas vitaminas.

Colestiramina e sulfonamidas podem interferir na absorção de Ácido Fólico.

Ambos os suplementos podem ser úteis em certas situações, como anemia ou deficiências nutricionais, mas o uso conjunto pode levar a efeitos adversos e efeitos adversos.

Nos alimentos, está presente na forma de conjugados de folato que são hidrolisados no intestino, por ação de uma peptidase dependente de zinco. Logo, a deficiência do zinco pode comprometer a absorção do ácido fólico.

Além disso, o álcool consumido em grandes quantidades interfere na absorção e no processamento (metabolismo) do ácido fólico.

Ferro + Ácido Fólico é contraindicado nos casos de:
Processos que impedem a absorção de ferro ou ácido fólico por via oral, como diarreias crônicas ou retocolite ulcerativa.

Regra geral, aconselhamos que não combine mais de 3 preparados. Tente deixar algum tempo entre a toma dos vários suplementos (entre 30 minutos e uma hora). Obviamente, não convém combinar produtos com efeitos contrários.

O ideal é que se consulte com um nutricionista ou médico e faça exames de vitaminas sanguíneo para avaliar individualmente as suas necessidades. Eu não aconselho tomar vários suplementos juntos. Pois tem o fator de interação entre alguns nutrientes. Nesse caso você acabar gerando excesso de algum nutriente.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, a suplementação vitamínica com ácido fólico é recomendada para a mulher em idade fértil de 8-12 semanas antes de engravidar e nos 3 primeiros meses da gestação.

Muitas mulheres não sabem qual é o melhor horário para tomar o suplemento de ácido fólico. De fato, não existe necessariamente um melhor horário para tomar ácido fólico, mas o indicado é tomar diariamente a dose recomendada por um médico cerca de 30 minutos antes da refeição principal (almoço).

Ingerir uma dose excessiva de ácido fólico pode resultar em problemas digestivos, dor de estômago, náusea e reações cutâneas tipo urticária. Também pode ocorrer a deficiência de vitamina B12 e consequentemente uma anemia. A quantidade acima de 5000 microgramas por dia é considerada perigosa.

Ela aumenta as defesas do organismo e diminui os riscos de aborto, pois favorece as condições do endométrio, a membrana que reveste o útero e que receberá o embrião. Ela também ajuda a induzir a ovulação e melhora a qualidade do sêmen.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

Portanto, nunca se deve tomar ácido fólico por conta própria, devendo-se sempre fazer exames de sangue antes e procurar orientação médica para sua reposição.

Nós, Dermatologistas, não prescrevemos o Lavitan. O ácido fólico deverá ser usado caso ele esteja baixo no sangue ou quando a paciente deseja engravidar. Do contrário, não se deve suplementar nada sem necessidade.

Agendar consulta. A dose usada para o tratamento varia de acordo com o grau de deficiência dessas vitaminas. Eles podem ser ingeridas juntas pois uma não interfere na absorção da outra. Porém, a vitamina D3 deve ser preferencialmente consumida em cápsula ou gota oleosa e junto das refeições.