Qual vitamina tira o sono?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Pesquisas iniciais sugerem que a vitamina D está inversamente relacionada à melatonina, o hormônio do sono. Isso significa que o aumento dos níveis de vitamina D pode suprimir os níveis de melatonina. Portanto, faz sentido que tomá-lo à noite possa atrapalhar seu sono.

A vitamina B12 tem um papel fundamental na produção de melatonina, que é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo que é super conhecido como o “condutor do sono”.

O café, o chá preto, o chá mate e o chá verde são alguns alimentos que ajudam a tirar o sono por serem ricos em cafeína, uma substância que tem ação estimulante no sistema nervoso central, aumentando o foco e a concentração.

As causas mais comuns de sonolência diurna excessiva são privação do sono, apneia obstrutiva do sono e medicamentos sedativos. Outras causas potenciais de sonolência diurna excessiva incluem certas condições médicas, psiquiátricas e distúrbios do sono, como a narcolepsia.

Vitaminas do complexo B, em especial a B12, estimulam as células a produzirem energia. Mesmo que não seja possível afirmar uma correlação entre uso de suplementos de B12 e ganho de performance, é comprovado que a deficiência dessa vitamina provoca fadiga muscular e cansaço.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

O Lavitan Sonus Triptofano é um suplemento alimentar em comprimido, de uso diário, indicado para a regulagem do sono, recomendado não só para pessoas que sofrem de insônia, mas também de depressão e até ansiedade.

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida. Da fadiga crônica surge a preguiça, frustração, desânimo e sensação de estar no piloto automático.

Boa tarde! A vitamina D pode ser utilizada de diversas formas de acordo com estudos científicos, desde maiores doses com menor frequência, doses menores diárias, de manhã ou de noite.

Os sintomas de deficiência de vitamina D podem incluir:

  • Baixa imunidade;
  • Fadiga sem motivo aparente;
  • Dores nas costas e nos ossos;
  • Desânimo constante;
  • Problemas de cicatrização;
  • Perda de cabelo;
  • Dor muscular.

A maçã à noite é bom porque ajuda a dormir melhor, visto que a fruta possui propriedades que regulam hormônios que em excesso atrapalham o sono, como o cortisol. "O ideal é comer até uma hora antes de deitar, a fim de evitar desconfortos gástricos e azia", ressalta Giovana Canno.

Tem chá que tira o sono?

  1. Chá verde. Uma das principais bebidas que tiram o sono, o chá verde possui essa fama por conter cafeína em sua composição. ...
  2. Chá preto. Da mesma forma que o chá verde, o chá preto também ajuda a tirar o sono graças à cafeína. ...
  3. Chá mate. ...
  4. Chá matchá ...
  5. Chá de gengibre.

O chá de gengibre não é uma boa opção para ser consumido à noite, pois ele acelera o metabolismo e pode provocar insônia.

O cansaço excessivo pode indicar, além de falta de tempo para descansar, algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Nesse caso, o paciente se sente sempre cansado e não tem forças para realizar seu trabalho com excelência.

Clinomania é um distúrbio
Vontade de dormir. Ou seja, sofrem de um distúrbio real e preocupante. A clinomania se trata do desejo incontrolável de ficar deitado, dormindo ou não; e mesmo sem sentir qualquer sinal de melancolia. Idosos também são considerados mais vulneráveis à doença.

Os mais indicados para dar energia extra para os dias de mais agitação são: cafeína, guaraná, erva-mate, noz-cola, chá verde, ginseng, capsaicina e laranja amarga. A nutricionista Daniella Chein explica: "A cafeína é quem provoca maior ação, e pode avivar o foco mental e ajudar a evitar a exaustão.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina. A escolha da melhor opção terapêutica só pode ser feita depois da avaliação de um médico experiente.